O Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgam edital para processo seletivo do Curso de Especialização de Gestão em Saúde. De acordo com a recente divulgação oficial, as inscrições estão abertas e vão até o dia 4 de novembro.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a especialização será exclusivamente para trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) das regiões Norte e Centro-Oeste do país e trabalhadores que atuam na Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.
O objetivo da formação é a qualificação de trabalhadores da saúde, e áreas afins, nas competências essenciais da gestão de serviços de saúde.
A divulgação oficial destaca que estão previstos conteúdos que habilitem o estudante a compreender a política de saúde no Brasil; analisar as necessidades de saúde; gerenciar a logística de suprimentos; coordenar programas e equipes e avaliar práticas de saúde.
O curso será iniciado em março de 2023 e terá duração de 1 ano, explica o Ministério da Educação (MEC). A especialização será realizada na modalidade à distância, podendo ter encontros presenciais. A carga horária total será de 420 horas.
De acordo com o Edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), são dois perfis de candidatos, sendo:
Perfil 01 – Trabalhadores do SUS, diplomados em curso de graduação, que estejam atuando no nível gerencial e/ou assistencial do SUS nas regiões Centro-Oeste e Norte do país;
Perfil 02 – Trabalhadores, diplomados em curso de graduação, que estejam atuando na Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC, em Brasília.
A inscrição deverá ser efetuada impreterivelmente até às 16 horas (horário de Brasília) do dia 04/11/2022.
Antes de iniciar o envio dos documentos, o candidato deverá ficar atento ao prazo de encerramento. O procedimento de anexação dos documentos poderá ser interrompido automaticamente e o candidato não conseguirá anexar todos os documentos exigidos. Consulte o Edital de forma integral no site do Ministério da Educação (MEC).