O Ministério da Educação (MEC) lançou no final de 2021 a formação ‘Aperfeiçoamento em Educação Infantil’ com o objetivo de fornecer aos profissionais de creches e de pré-escolas de todo o país materiais para a sua qualificação. A formação está disponível na plataforma Avamec.
A formação, que conta com carga horária de 200 horas, já possui 95 mil inscritos. De acordo com a pasta, a formação apresenta módulos que irão contribuir para o estabelecimento de práticas pedagógicas criativas, melhorando a formação das crianças.
Os inscritos têm acesso a seis módulos que foram pensamos especificamente para o ensino de crianças da fase da educação infantil. São eles: Conhecer-se e Expressar, Conviver, Participar e Explorar, Brincar, Comunidade Escolar, e Famílias: mãos entrelaçadas. Os módulos possuem uma parte teórica, apresentam reflexões para os docentes e ainda sugestões de atividades.
Além disso, há um módulo extra direcionado para capacitar os docentes a darem auxílio aos estudantes na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental.
Nos módulos, os professores da educação infantil poderão acessar abordagens quanto a questões práticas de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com Renato Brito, diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, “os profissionais da educação infantil que se inscreverem terão oportunidades de acessar vídeos, artigos, obter dicas de livros para conhecerem pesquisas e descobertas que envolvem o mundo infantil”.
A plataforma do MEC é totalmente gratuita. Além da formação para professores da educação infantil, o Avamec conta com mais de 140 cursos para professores, gestores de escolas e estudantes.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UEM libera locais de prova do Vestibular 2021, clique aqui e confira mais detalhes.