Maximize seu benefício: obtenha sua carteira INSS e desfrute de um clube de vantagens
Desde a última segunda-feira (22), é possível, por meio do aplicativo Meu INSS, solicitar a emissão da carteira INSS. A ferramenta se destina a aposentados, pensionistas e outros indivíduos que recebem auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social.
Essa identificação é uma forma de comprovar que o cidadão é beneficiário da Previdência. Além disso, a carteira INSS pode ser utilizada para desfrutar de um programa de benefícios, oferecido pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, que proporciona descontos em diversos serviços.
Como fazer a emissão da carteira no INSS
- Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- Na tela inicial do app, selecione a opção “Identificação do receptor”;
- Escolha uma imagem para a carteira;
- Marque o quadrado indicando que está “Ciente de que os dados do benefício serão compartilhados por meio do QR Code”;
- Em seguida, clique em “Prosseguir”;
- Pronto, a identificação do receptor estará prontamente disponível.
Ao acessar o aplicativo novamente, o comprovante estará imediatamente acessível ao selecionar a opção “Carteira”, na tela inicial do app. Antes, o segurado gerava um arquivo em PDF pelo aplicativo ou site do INSS, fazia uma impressão e utilizava como comprovante. A introdução da carteira online substituirá a necessidade de ter esse documento físico em mãos.
Também é viável entrar em contato pelo número 135 (central de atendimento do INSS) para solicitar a impressão do documento. Nesse caso, é responsabilidade do segurado retirar o comprovante em uma das agências previdenciárias.
Acesso às vantagens para os beneficiários
As facilidades estão associadas à instituição bancária responsável pelos pagamentos recebidos pelo beneficiário. Dessa forma, aqueles que recebem pela Caixa Econômica terão acesso às vantagens oferecidas pelo próprio banco, enquanto os beneficiários que recebem pelo Banco do Brasil poderão desfrutar das vantagens fornecidas por essa instituição.
Conforme afirmado pelo ministro Carlos Lupi, o objetivo é estabelecer acordos formais com outras instituições financeiras responsáveis pelos pagamentos de benefícios previdenciários. Então, a intenção será que também participem do programa.
O segurado deve visitar o site da respectiva instituição bancária para verificar quais vantagens estão disponíveis. Assim, escolherá entre o que está incluso, como descontos em cinema e farmácias, entre outros elementos.
Ao constatar que há um desconto oferecido por determinada rede de farmácias, por exemplo, a pessoa pode dirigir-se ao estabelecimento. Em seguida, deve apresentar a carteira INSS para usufruir do desconto.
Durante a conferência de lançamento, realizada na última segunda-feira (22), as representantes da Caixa e do Banco do Brasil fizeram um comunicado. Ambas as instituições disponibilizarão páginas específicas destinadas aos aposentados e pensionistas, fornecendo informações detalhadas sobre os benefícios oferecidos.
Meu INSS fora do ar nesta terça-feira (23)
Indivíduos empregados, aposentados, pensionistas e titulares de auxílios concedidos pelo INSS continuam enfrentando a indisponibilidade do site e do aplicativo Meu INSS na manhã desta terça-feira (dia 23). Conforme comunicado emitido pela Dataprev, empresa responsável pelo processamento de dados previdenciários do Governo Federal, a falha também afeta o sistema de agendamento do Instituto, bem como a consulta a benefícios e informações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Essa situação impede inclusive a geração do relatório de rendimentos para aqueles que necessitam realizar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. A referência se deve ao ano-base 2022, cujo prazo de entrega se encerra em 31 de maio.
Nesse caso, o segurado pode buscar auxílio junto ao banco responsável pelo pagamento do seu benefício. A instituição financeira tem a capacidade de emitir o extrato para fins de Imposto de Renda. Esse serviço encontra-se disponível tanto por meio do site quanto do aplicativo bancário.
Problema afeta milhares de brasileiros
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) contém registros das contribuições previdenciárias dos funcionários do setor privado. Esse sistema abrange todos os vínculos empregatícios e os respectivos pagamentos mensais feitos à Previdência Social.
Em contrapartida, o Meu INSS possibilita:
- Solicitar benefícios;
- Agendar perícias médicas;
- Consultar agendamentos prévios;
- Obter informações sobre o andamento de processos;
- Atualizar dados pessoais;
- Verificar o extrato de pagamento mensal, incluindo o valor da antecipação de 50% do 13º salário, que será liberada nos próximos dias junto com o benefício referente a maio.
O surgimento do problema nos sistemas ocorreu durante uma manutenção preventiva no datacenter do Rio de Janeiro, realizada no último domingo (21). De acordo com a Dataprev, durante um procedimento padrão realizado pelo fabricante no equipamento de armazenamento, houve um desligamento não planejado de alguns discos. Desde então, os sistemas do INSS têm apresentado instabilidade. Esse problema também pode afetar os sistemas do Ministério do Trabalho e Emprego.
Conforme comunicado da Dataprev na noite na última segunda-feira (22), “As equipes técnicas da Dataprev, em conjunto com o fabricante, continuam trabalhando. Assim, garantirão que todos os sistemas dos clientes estejam totalmente disponíveis o mais rápido possível“.