Material físico ou virtual: Qual é o melhor para os estudos
Muitos se perguntam qual tipo de material é melhor para os estudos, se o material físico (impresso) ou virtual. No entanto, a resposta para esta questão varia de acordo as demandas de cada estudante.
A recomendação, então, é a de que o estudante priorize o material didático que estiver de acordo ao seu grau de conhecimento sobre o assunto. É possível também conciliar os dois métodos de estudos e ser ainda mais produtivo.
Atualmente há uma variedade enorme de suportes e plataformas para otimizar e desenvolver um planejamento de estudo. Cada indivíduo tem um processo de aprendizagem diferente do outro, por isso há também um método adequado a cada caso.
Para te ajudar a tomar uma decisão, neste texto falaremos um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada modalidade. Continue a leitura e confira.
Vídeos
As videoaulas são amplamente disponibilizadas na internet e podem ser assistidas de praticamente qualquer lugar. Geralmente, os profissionais que ministram essas aulas são professores de renome e possuem uma abordagem simples e didática.
Essa é uma ótima opção para quem quer otimizar o tempo de estudo. Muitos alunos que não podem acessar os grandes centros de ensinos das Capitais, tem a oportunidade de adquirir conhecimento.
Outra vantagem é que as videoaulas podem ser grandes aliadas para compreender disciplinas mais complexas, como as de exatas ou as legislações políticas, por exemplo. Ouvir a explicação de vários professores permite que você procure a abordagem que é mais fácil para o seu nível.
Se tiver resistência para entender algum conceito, assista uma aula on-line e depois parta para o material selecionado. Você vai perceber que o assunto fica muito mais acessível.
Porém, é importante ficar alerta pois os vídeos podem tomar muito tempo dos seus estudos. É necessário ter equilíbrio e saber revezar entre as opções para aproveitar o melhor de cada uma delas.
PDF e semelhantes
Em geral, são versões digitalizadas das obras impressas que são disponibilizadas completas ou em partes. Às vezes, trazem apenas trechos com as ideias mais importantes.
Uma vantagem desse método é que o estudante pode fazer marcações e até mesmo editar o arquivo com suas próprias considerações. Além disso, você pode armazenar o conteúdo em PDF em um dispositivo e não depende de uma conexão fixa a internet. Assim, basta fazer o download e salvar.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!