A Mata dos Cocais constitui um dos ecossistemas do Brasil localizado na região Nordeste entre o bioma da Amazônia, Caatinga e Cerrado.
Pode aparecer em questões de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!
A Mata dos Cocais acaba sendo considerada uma “mata de transição” e localizada no meio das florestas úmidas da Amazônia e o clima semiárido do sertão, caatinga.
Assim, o clima da região depende do local, sendo a oeste predominantemente equatorial úmido e semiárido a leste, e com temperaturas médias anuais de 26°C, geralmente com verão chuvoso e inverno seco.
Está localizada no Planalto do Maranhão-Piauí, ocupando parte dos estados:
O ecossistema acaba denominado como Mata dos Cocais, justamente pela forte quantidade de cocais, onde o extrativismo vegetal é a fonte de renda de muitas famílias.
A saber, da flora desse ecossistema, destacam-se dois tipos de palmeiras, são elas:
Os produtos extraídos das duas plantas possuem forte valor econômico, afinal, são usados por indústrias dos ramos:
Além disso, a economia na região da Mata dos Cocais também é sustentada pela pecuária e cultivo de arroz, soja e algodão.
Todavia, a região configura-se por deter a maior produção extrativista vegetal do país.
Segundo especialistas, a Mata dos Cocais é uma floresta secundária por surgiu do desmatamento de ecossistemas anteriores.
Ela possui cerca de 3% do território brasileiro, no entanto sofre com o desmatamento para criação de pastagens destinadas à pecuária e pelo cultivo da soja.
Por isso, algumas espécies acabam perdendo seu habitat natural, correndo sério risco de extinção.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Mata dos Cocais?
Não deixe de ler também – Coleta seletiva: Entenda sua importância.