Fazer o uso correto das palavras é essencial para quem vai realizar uma prova, seja um concurso público, vestibular ou ENEM. Por isso, é muito importante ter um bom preparo para garantir um bom resultado e a aprovação. Muitas dúvidas sobre quando usar “mas” ou “mais” surgem entre candidatos de todo o Brasil. No entanto, isso é bastante comum de acontecer. Afinal, a Língua Portuguesa é muito complexa e cheia de regras que confundem a cabeça das pessoas.
No entanto, para saber exatamente onde e quando usar algumas palavras que possuem semelhança entre si, como é o caso do mas e mais, é necessário se aprofundar nos estudos para entender melhor todas as regras básicas da língua portuguesa. Então, se você quer saber mais sobre a diferença entre mas e mais, é só continuar com a gente até o final para conferir as dicas e fazer o uso correto das palavras.
Empregar esses dois termos de maneira correta nas frases pode não ser tão simples. Isso porque a semelhança entre elas pode atrapalhar. Consequentemente, pode trazer mais confusão no momento de escrever um texto, por exemplo.
Entretanto, as regras para o uso delas são bem básicas e de fácil compreensão. Para isso, basta prestar atenção nos detalhes para não confundir mais e fazer seu uso corretamente.
Mas e mais são duas palavras que estão presentes na língua portuguesa, mas servem a propósitos diferentes. Além disso, você deve saber o momento correto de quando usá-las. Devido a isso, explicaremos a seguir quais são as formas corretas de utilizar esses termos.
Fazer o uso da palavra “mas” em redações é mais comum do que a gente imagina. Aliás, isso acontece pois, esse termo é uma conjunção adversativa, ou seja, que transmite a ideia de oposição e conflito.
Portanto, seu significado é sempre acompanhado por uma ideia oposta. Para facilitar o seu uso no cotidiano, sugerimos que faça a troca do “mas” por outras conjunções de mesmo significado, como, por exemplo: entretanto, porém, todavia, entre outras.
Para isso, veja algumas frases que preparamos para você entender melhor quando usar a palavra “mas” e quais podem substituí-la.
“Hoje eu vou para a escola, mas a minha irmã não vai”. / Hoje eu vou para a escola, porém a minha irmã não vai”.
“O resultado da prova saiu, mas eu não fui aprovado”. / “O resultado da prova saiu, no entanto eu não fui aprovado”.
Agora que você já aprendeu quando usar a palavra “mas”, confira como usar o termo “mais”.
Aliás, essa é outra palavra muito usada em frases e textos. Pois, isso acontece porque você sempre usará “mais” quando quiser transmitir uma noção ou ideia de quantidade, intensidade ou excesso.
Além disso, é um termo com uso bastante diverso. Pois, ele pode assumir os papéis de conjunção, substância, advérbio de intensidade, preposição e até pronome indefinido dependendo da situação. A propósito, uma dica bem legal para saber se está fazendo o uso correto da palavra “mais”, é trocá-la pelo seu antônimo menos.
Veja alguns exemplos: “Emanuelle é a menina mais inteligente da sala”.
“Batata frita é a comida mais gostosa que existe”.
“Você precisa ir mais vezes à praia”.
Você já deve ter se deparado muitas vezes com o uso incorreto de “mas” e “mais”. Porém, saiba que as duas palavras existem e estão corretas. Como você já sabe, elas possuem significados totalmente diferentes o que faz com que uma não possa substituir a outra.
Nesse caso, “mas” é usado no sentido de indicar oposição. Enquanto, “mais” implica adição ou crescimento. Portanto, como resultado em uma frase não há a possibilidade de substituição de uma por outra, o que ocorre com frequência e incorretamente.
O significado do termo “mais” é transmitir uma ideia de maior quantidade ou aumento. Como dito anteriormente, dependendo de seu uso, pode também ser considerada como uma conjunção, um substantivo, um adverbial de intensidade, uma preposição ou até mesmo como um pronome indefinido.
Em contraste, a palavra “mas” transmite uma ideia de oposição e é sinônimo da palavra “porém” por exemplo. Além disso, também é possível relacionar outro sentido a palavra: ser advérbio quando o seu uso for para enfatizar uma afirmação.
Agora que você já sabe a maneira correta de usar os termos “mas” e “mais”, é só colocar em prática tudo o que aprendeu e garantir um bom resultado.