O Vale-Gás é um benefício social do Governo Federal. Os beneficiários recebem o pagamento a cada dois meses para o custeio do gás de cozinha tradicional. Através dele, milhares de famílias de baixa renda conseguem ter mais dignidade.
No entanto, o que muitas pessoas não sabem é como solicitar o Vale-Gás. Contudo, vale adiantar que para participar do programa, é necessário se enquadrar em todas as regras e ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico).
A seguir, confira como você pode solicitar o benefício e conheça todos os requisitos do programa.
Como solicitar o Vale-Gás?
Como todos os outros programas sociais do Governo Federal, a inserção de novas famílias é realizada por meio da inscrição do CadÚnico. É através desse registro que ocorre a solicitação do benefício.
A seguir, confira o passo para se cadastrar no CadÚnico:
- Em primeiro lugar, você deve baixar o aplicativo Cadastro Único (disponível para Android e iOS) no seu celular;
- Em seguida, você deve procurar pela opção “pré-cadastro” no aplicativo. Ao realizar o pré-cadastro, você deve inserir todas as informações pessoais dos membros da sua família e confirmar;
- Depois, o responsável familiar (pessoa que realizou o pré-cadastro) deve se dirigir até o CRAS do seu município em até 120 dias para completar a inscrição.
Após finalizar a inscrição no CadÚnico, a família já pode participar dos benefícios sociais do Governo Federal, entre eles o Vale-Gás. Todavia, o registro no sistema de dados não garante a participação na iniciativa.
Isso porque, o auxílio gás tem seus próprios requisitos de elegibilidade. A seguir, conheça quais são as regras:
- Estar inscrito no Cadastro Único e ter os dados atualizados nos últimos 2 anos;
- Ter renda familiar per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo mensal (R$ 651);
- Ter entre os membro da família pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Ser mulher vítima de violência doméstica, que esteja sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Ademais, a seleção das famílias é realizada de forma automática e informatizada com base no cruzamento de informações e disponibilidade orçamentária da União. Por isso, após o cadastramento, estando dentro das regras do programa, a famílias será selecionada.
Calendário de pagamentos do Vale-Gás
O Governo Federal já divulgou o calendário de pagamentos do Vale-Gás referente a este mês de abril. O benefício é pago a cada dois meses para os beneficiários do programa e atende milhares de brasileiros.
Neste mês, os repasses já iniciaram. O pagamento é realizado segundo o último número do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário. Sendo assim, a cada dia um novo grupo tem acesso aos recursos.
Desde o dia 14 de abril, os beneficiários com NIS final 1, 2, 3, 4 e 5 já tiveram acesso ao seu pagamento. Os pagamentos seguirão para os demais inscritos até o dia 28 desse mês. Confira o calendário completo:
- Final de NIS 1: 14 de abril;
- Final de NIS 2: 17 de abril;
- Final de NIS 3: 18 de abril;
- Final de NIS 4: 19 de abril;
- Final de NIS 5: 20 de abril;
- Final de NIS 6: 24 de abril;
- Final de NIS 7: 25 de abril;
- Final de NIS 8: 26 de abril;
- Final de NIS 9: 27 de abril;
- Final de NIS 0: 28 de abril.
Como consultar e sacar o Vale-Gás?
Os beneficiários do programa podem consultar o seu benefício de forma prática e simples. Para isso, basta acessar as informações através de 3 aplicativos diferentes:
- Aplicativo CadÚnico;
- Aplicativo Bolsa Família;
- Aplicativo Caixa Tem.
Assim, vale ressaltar que os três aplicativos permitem a consulta do benefício e estão disponíveis para telefones Android e iOS.
A Caixa Econômica Federal é a responsável por realizar os repasses do benefício. Dessa forma, você pode sacar os valores por meio de um dos seus canais de atendimento:
- Aplicativo Caixa Tem;
- Lotéricas;
- Agências da Caixa;
- Correspondentes bancários.