As melhorias nas ações de Marketing Digital podem ocorrer de diversas formas, sendo diretas ou indiretas. Por isso, as estratégias escolhidas precisam de acompanhamentos.
Acompanhar os resultados das ações de Marketing Digital requer constância, planejamento e análises das métricas.
Por isso, pode não ser tão simples para um microempresário, haja vista que são muitas as demandas que uma empresa de pequeno porte precisa administrar. Contudo, as ações são feitas de forma simultâneas, ao passo que possuem vários objetivos.
Sendo assim, enquanto o marketing digital lança ações para atrair visitantes, há outras que visam converter os leads que já estão captados em vendas, dentre outras demandas.
Portanto, as estratégias devem ser alinhadas para que a empresa alcance diferentes objetivos ao mesmo tempo. Dessa forma, é importante acompanhar as ações para viabilizar as estratégias.
Por conta dessas ações não lineares é importante que a marca analise o retorno de cada ação, para que possa planejar ou corrigir em tempo hábil os processos.
Ações pagas e orgânicas são métodos relevantes para que possa alcançar vários objetivos ao mesmo tempo. Por isso, as ações de Marketing Digital são complementares.
A mensuração constante é uma necessidade, já que facilita entender a resposta do cliente, bem como analisar o que está em voga no mercado.
Contudo, as métricas são partes da análise de retornos, ao passo que são completadas com outros fatores como o ROI (retorno sobre investimento) e CAC (custo de aquisição do cliente), por exemplo.