O marketing de conteúdo é conhecido por muitos como marketing da atração. Haja vista que se refere a um conjunto de estratégias que objetivam atrair o cliente para seu produto ou serviço.
No entanto, essa ação precisa ser feita de forma orgânica, ou seja, é muito importante que a empresa desperte interesse do cliente em potencial. Por isso, o conteúdo deve ser gerado para que ao buscar por determinado assunto, o usuário encontre um vídeo, uma postagem em um blog ou o anúncio da rede social pertinente ao que ele precisa.
Sendo assim, esse encontro entre oferta e demanda de fornecimento de informações é utilizado estrategicamente dentro do marketing de conteúdo. Por isso, é importante que as empresas invistam nesse tipo de atração, pois, em longo prazo costuma ser uma estratégia bastante resolutiva.
Já que é uma das maneiras de ranquear positivamente nos buscadores da internet, sendo esse um dos objetivos de todas as empresas. Uma vez que ao aparecer nas buscas do Google dentro do assunto de referência, a sua empresa automaticamente aumenta as vendas e pode diminuir custos com ações pagas em longo prazo. Uma vez que o próprio ranking do Google funciona como uma propaganda.
Além disso, o marketing de conteúdo gera confiabilidade para a sua empresa, podendo se tornar uma referência no mercado sobre determinado segmento.
No entanto, para que atinja todos os seus objetivos é importante se atentar a todos os detalhes. Já que o conteúdo deve obedecer as regras do SEO, o que inclui vários pontos fundamentais. Bem como, o conteúdo deve ser relevante, os backlinks devem ser qualificados, dentre outras necessidades. No entanto, é de grande valia para a empresa viabilizar esse tipo de atração, já que cria uma confiança entre a sua marca e o cliente em potencial.