Maria Montessori (31 de agosto de 1870 a 6 de maio de 1952) foi uma educadora pioneira, cuja filosofia e abordagem permanecem bem atuais mesmo cem anos após o início de seu trabalho. No Brasil, seu sistema de educação faz bastante sucesso e têm se expandido nos últimos anos.
Em particular, seu trabalho ressoa com os pais que procuram estimular os filhos por meio da atividade criativa, assim como da exploração em todas as suas formas.
As crianças educadas nesse sistema costumam ficar confiantes, à vontade consigo mesmos e interagem em um alto plano social com seus pares e adultos. Os alunos montessorianos são naturalmente curiosos sobre os arredores e estão ansiosos para explorar.
Entenda melhor a biografia dessa importante educadora.
Nomeada professora de antropologia na Universidade de Roma em 1904, Montessori representou a Itália em duas conferências internacionais de mulheres: Berlim em 1896 e Londres em 1900. Ela surpreendeu o mundo da educação com sua sala de aula de vidro na Exposição Internacional Panamá-Pacífico em São Francisco em 1915, que permitiu que as pessoas observassem a sala de aula.
Em 1922 foi nomeada inspetora de escolas na Itália. Ela perdeu essa posição quando se recusou a fazer seus jovens pupilos prestarem o juramento fascista que o ditador Mussolini exigia.
Montessori foi profundamente influenciada por Friedrich Froebel, o inventor do jardim de infância, assim como por Johann Heinrich Pestalozzi, que acreditava que as crianças aprendiam por meio da atividade.
Além disso, também se inspirou em Itard, Seguin e Rousseau. Ela aprimorou suas abordagens acrescentando sua própria crença de que devemos seguir a criança. De acordo com Montessori, não se ensina crianças. Entretanto, cria-se um clima estimulante no qual as crianças podem ensinar a si mesmas por meio da atividade criativa e da exploração.
Montessori escreveu mais de uma dúzia de livros. O mais conhecido é “Método Montessori”, no qual ela ensina que colocar as crianças em um ambiente estimulante incentivará o aprendizado
A saber, a educadora via o professor tradicional como um “guardião do meio ambiente” que estava lá para facilitar o processo de aprendizagem autodidata das crianças.
O Método Montessori começou com a abertura da Casa Dei Bambini original no bairro de favela de Roma conhecido como San Lorenzo.
Na ocasião, Montessori pegou cinquenta crianças carentes do gueto e as despertou para a emoção e as possibilidades da vida. Em poucos meses, pessoas vieram de perto e de longe para vê-la em ação e aprender suas estratégias.
Além disso, fundou a Association Montessori Internationale em 1929 para que seus ensinamentos e filosofia educacional florescessem perpetuamente.
As Escolas Montessori se espalharam pelo mundo, conforme dito anteriormente.
E então, gostou de conhecer mais sobre o método?
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