Você atrasou o IPVA? Saiba que isso pode ter consequências importantes para a sua vida. Se você quer entender exatamente o que há por trás dessa conduta e o que ela pode acarretar, então continue a leitura para saber mais.
O atraso do IPVA é muito mais comum do que você pode imaginar. Mas não é motivo para entrar em desespero, pois ainda há esperança para quem não conseguiu quitar a conta em dia.
Todos aqueles que são proprietários de carros sabem o quanto é importante manter as taxas sempre pagas em dia, embora seja cada vez mais comum a negligência.
Diante disso, é importante saber o que pode acontecer com você caso atrase o IPVA. E já adiantando, não são consequências leves. Na verdade, tudo dependerá da data de vencimento. Ou seja, quando mais dias sem pagar, pior.
Vale ressaltar que o proprietário do veículo que atrasa a quitação do imposto, pode se envolver em grandes problemas. Por exemplo, ter prejuízo na regularização dos documentos, caso o imposto não seja pago.
Então, se você atrasou o pagamento, você deve buscar regularizar sua situação o mais rápido possível logo no começo do ano.
Por isso, saiba o que pode acontecer com você se atrasou o IPVA. Além disso, acompanhe uma informação importante sobre como consultar e renegociar o valor do imposto a ser pago.
A consulta do seu IPVA pode ser feita diretamente na internet, em um site da Secretaria da fazenda ou até mesmo no site do Detran da sua localidade.
Diante disso tudo, o que você precisa fazer é preencher o formulário com os seus dados como o número do RENAVAM.
Aliás, é primordial que você tenha o documento em mãos para saber quais são as suas pendências. Em seguida, basta fazer a consulta e saber quais são os encargos pendentes.
Caso você tenha negligenciado ou atrasou o pagamento do imposto, você pode ter algumas pendências com o Governo Federal. Apesar de parecer algo simples, são coisas que acabam prejudicando o proprietário do veículo.
Logo de imediato, é possível que tenha dificuldade de obter os documentos do carro. Como dito anteriormente, o licenciamento anual do veículo pode ser suspenso.
Assim, o pagamento desse imposto é o muito importante. Afinal, qualquer veículo que circula tendo o IPVA em atraso, pode receber multas de trânsito ao ser parado em uma blitz.
A punição é considerada gravíssima. Consequentemente, fazendo o condutor receber uma multa de R$ 293,47, além de acarretar 7 pontos na carteira. Além disso, também pode ocorrer do veículo ser apreendido.
Embora a apreensão possa ser desfeita a partir do momento que o proprietário realizar a regularização do IPVA e acabar com os atrasos, ainda assim é uma grande dor de cabeça.
Além de ter que passar por toda a burocracia para conseguir o veículo e pagar as taxas para tirar o atraso, o condutor também deverá arcar com os custos do transporte do veículo até o Detran.
O que também pode acontecer ao atrasar o IPVA é ter o CPF ou CNPJ incluso na dívida ativa.
Se você atrasou o IPVA, não se preocupe, pois, você pode fazer uma renegociação do pagamento. Na verdade, é um processo tão rápido que você pode fazer na sua casa sem precisar resolver pessoalmente.
Tudo é resolvido diretamente na Secretaria da fazenda ou no Detran. Assim, é possível resolver todo esse problema na hora do pagamento do IPVA atrasado.
Para isso, você só precisa acessar o site da Secretaria da fazenda ou o site do Detran do seu estado. Em seguida, deve digitar o seu número de RENAVAM.
Imediatamente, se você atrasou, aparecerão as suas pendências para que você realize o pagamento e faça a retirada da segunda via.
Vale lembrar que os valores marcados nessa segunda via, já estão somados às multas e aos juros que você vai pagar.
Apesar do IPVA de ser pago no começo do ano, você pode realizar o pagamento até o último dia do ano com todos os atrasos já inclusos. Por isso, se puder encaixar em seu orçamento, o pagamento deste imposto tão importante, é a melhor estratégia.