Desde 2019, é celebrado em 29 de setembro o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Como forma de o Brasil contribuir para o desafio global de redução de perdas e desperdício em 50% até 2030, o Governo Federal criou um Grupo de Trabalho (GT), por meio da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CDSA/Mapa), com o objetivo de reavaliar cenários e propor estratégias no âmbito das políticas públicas coordenadas pela pasta, destaca a divulgação oficial.
Os trabalhos se iniciaram em setembro de 2021 e o GT propõe, no relatório final, a adoção de estratégias para o aperfeiçoamento de políticas públicas, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As recomendações foram separadas em cinco eixos temáticos: Pesquisa, Desenvolvimento, Tecnologia e Estatística; Avaliação e monitoramento do ambiente regulatório; Difusão de conceitos e comunicação; Integração de Políticas Públicas; e Integração Internacional.
Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ ONU), estima-se que cerca de 30% dos alimentos produzidos no planeta sejam desperdiçados ou perdidos por ano, chegando a 1,3 bilhão de toneladas. Na América Latina, são cerca de 77 milhões de toneladas perdidas, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A divulgação oficial ressalta que o Brasil possui diversas iniciativas conectadas à redução de perdas e desperdícios que envolvem desde o produtor até o consumidor final.