Conforme informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os resultados dos programas oficiais para o controle de cadeias produtivas dos produtos de origem vegetal serão divulgados em um período de dois anos.
Essa divulgação reunirá informações relacionadas ao número de coletas, quais tipos de produtos foram coletados e quais conformidades e não conformidades detectadas por produto.
O PNMonitor utilizará as informações geradas pelos outros programas como o PNCRC e o PNQualipov, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Neste momento, como projeto piloto, já estão sendo monitoradas as cadeias do algodão e a do feijão.
O combate às fraudes ocorre na produção de diversos produtos relevantes na rotina do fluxo de oferta e demanda. Sendo assim, o objetivo é dar continuidade no combate à fraude como já feito com produtos como o azeite de oliva, sucos, vinagres, vinhos e água de coco, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O PNfraude também irá buscar identificar métodos laboratoriais e a sua implementação junto aos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária para atuação em mais produtos.
Conforme informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são exemplos de critérios para execução das atividades os riscos à saúde pública, riscos às relações de consumo e concorrenciais, vulnerabilidade do produto a fraudes, importância do produto na composição da dieta brasileira, entre outros.
Neste ano, já estão sendo analisados dentro do Programa: sucos integrais; concentrados, reconstituídos ou adoçados de laranja, limão, maçã, pêssego, morango, maracujá, água de coco e uva; néctares de laranja, limão, maçã, pêssego, morango, maracujá e uva; vinagre de fruta e de vinho; vinhos; azeite de oliva e farinha de mandioca.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) explica que o PNFraude tem como meta o ciclo de dois anos para execução e divulgação das ações realizadas.
Ao final de cada ciclo, espera-se ter redução da clandestinidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal, destaca a divulgação oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizada na data desta publicação.
Acompanhe as plataformas oficiais do Governo Federal para que saiba quais são as políticas públicas vigentes para diversas situações econômicas e sociais.