Uma força-tarefa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu, na última semana, a comercialização cautelar de 15 toneladas de sementes no estado de São Paulo, de acordo com informações oficiais, divulgadas na data desta publicação, 25 de outubro de 2022. Ao todo, 33 estabelecimentos foram fiscalizados, resultando em 10 autuações.
A operação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) buscou intensificar a fiscalização sobre a produção, a reembalagem e a comercialização de sementes de espécies forrageiras tropicais nas regiões de Presidente Prudente e Ribeirão Preto, abrangendo 15 municípios do estado de São Paulo.
Conforme destaca a divulgação oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), durante a ação, também foram coletadas amostras de lotes de sementes para verificar se os produtos fiscalizados atendem aos padrões nacionais de identidade e qualidade, estabelecidos pelo Ministério.
Se os resultados das análises oficiais demonstrarem que os lotes não atendem aos padrões, os respectivos produtores serão autuados pela irregularidade.
“A realização da força-tarefa contribui para a conformidade das atividades exercidas no âmbito do Sistema Nacional de Sementes e Mudas e para idoneidade das sementes de espécies forrageiras tropicais ofertadas no mercado nacional e exportadas”, explica o chefe da Divisão de Sementes, Bruno Roncisvale.
Segundo destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participaram da ação 14 auditores fiscais federais agropecuários e dois agentes de atividades agropecuárias dos estados do Amazonas, da Bahia, do Espírito Santo, de Mato Grosso, do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Sergipe e do Distrito Federal.
Ações como essa ação preventiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) são primordiais para o setor agropecuário, haja vista a necessidade de manter os padrões no que tange ao cultivo e ao processamento de produtos.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza diversas ações para amparar o setor agropecuário, considerando que o agronegócio fortalece a economia nacional de forma abrangente.
Portanto, é importante acompanhar as divulgações oficiais do Governo Federal quanto às ações e políticas públicas voltadas para amparar o setor, bem como ações voltadas ao crédito rural, amparando assim a agricultura familiar através de diversos programas.