Saúde e Bem Estar

Como manter um bom clima organizacional no home office?

Manter um bom clima organizacional no home office é uma das peças que faz toda a diferença na hora de construir um time forte, engajado e focado. Sem esse tipo de cuidado, os colaboradores podem se sentir desamparados e afastados da empresa, o que pode resultar em pedidos de demissão, por exemplo.

Por isso, criar uma atmosfera positiva e que fortaleça a conexão entre os colaboradores é uma medida muito interessante. E, neste texto, apresentamos algumas ideias que partem desse pressuposto. Confira.

Como manter um bom clima organizacional no home office?

Não existe uma única forma de manter um bom clima organizacional no home office, inclusive, o ideal é que você mantenha uma escuta ativa na hora de perceber o que os seus colaboradores podem estar necessitando. Assim, será possível alinhar as estratégias de mudanças positivas com o que realmente faz sentido para a sua equipe.

Além disso, aproveite este texto e visualize algumas ações que podem ser interessantes:

1. Invista na infraestrutura física do seu time

A infraestrutura física, considerando ainda a ergonomia no home office, pode fazer toda a diferença na vida do colaborador. Lembre-se de que nem todas as pessoas possuem todos os materiais necessários para ter conforto e bem-estar trabalhando em casa. Por isso, oferecer os itens básicos, como mesa, cadeira e até mesmo computador, são ações bem bacanas.

2. Foque na entrega, não no horário rígido de trabalho

Você, que está na liderança, deve priorizar a entrega e as metas, não o horário fixo do colaborador. Isto é, ao invés de querer que ele simplesmente esteja on-line em horários específicos, foque no que ele pode entregar com um dia de trabalho mais flexível.

3. Faça reuniões que realmente agregue valor

As reuniões podem acontecer de maneira periódica, desde que ofereçam algum valor positivo para os colaboradores. Aproveite este momento de interação online para manter um bom clima organizacional no home office, conversando de forma assertiva, solicitando a opinião e a participação de todos, etc.

4. Construa a cultura do feedback

Ofereça feedbacks periódicos para cada membro do time. Esse tipo de postura pode ajudá-los a desenvolverem-se profissionalmente, o que é indispensável para se criar um clima organizacional mais positivo.

5. Promova eventos e interações entre os colaboradores

As interações entre os colaboradores também podem ser incentivadas por meio de eventos, caso morem na mesma cidade. Assim, os encontros e as confraternizações podem estreitar laços e fortalecer o vínculo entre os colegas, criando um clima organização mais agradável.

6. Desenvolva uma comunicação clara e assertiva

Manter uma comunicação clara e assertiva também é tão importante quanto manter um bom clima organizacional no home office. Isso porque uma coisa está diretamente relacionada com a outra.

Se a comunicação não for adequada, consequentemente haverá retrabalhos, conflitos e problemas desnecessários. Sendo assim, comunicar-se por um canal oficial e expressar-se de forma clara contribui para um dia a dia mais sadio nas empresas.

Considere essas dicas e implemente ações que possam fazer a diferença na sua corporação!