Em tempos de “correria”, conseguir se manter organizado no trabalho é um verdadeiro desafio. São tantas tarefas, desafios e demandas que pode parecer difícil manejar tudo o que precisa ser desenvolvido. Por conta disso, trouxemos algumas sugestões bem importantes para que possamos discutir o assunto e, quem sabe, lhe ajudar a lidar melhor com a rotina de trabalho. Confira.
Como se manter organizado no trabalho?
Não existe método infalível de como se manter organizado no trabalho. Às vezes, podemos ter a sensação de que perdemos o controle de algo, e isso é normal. Não somos super-heróis capazes de lidar com mil e uma demandas de trabalho sem nunca cometer algum equívoco. São os erros que nos permitem pequenos ajustes.
Portanto, considere as dicas abaixo como um fator de autoanálise, e não como uma “receita do sucesso”. Afinal, a vida é orgânica e dinâmica, portanto, não existe nenhuma “receita pronta” do que pode ser desenvolvido.
Esclarecido isso, vamos às nossas sugestões de hoje:
1. Comece pela sua mesa
Sim, isso mesmo. Para se manter organizado no trabalho é muito importante começar pela mesa. Se há muitos papéis espalhados, materiais inúteis e até mesmo lixo, considere fazer aquele “faxinão” na sua mesa. Remova tudo o que é desnecessário, deixando apenas as ferramentas de trabalho, um bloco de notas, sua agenda e demais itens que realmente agreguem valor.
2. Saiba quais são as atividades fixas e liste-as
Você sabe quais são as suas atividades semanais consideradas “fixas”? Isto é, aquelas que sempre se repetem? Por exemplo, uma reunião que acontece sempre no mesmo dia da semana; um relatório que deve ser entregue toda sexta-feira; etc. Liste essas tarefas e divida-as em um planner semanal, deixando este planner sempre ao seu alcance, para nunca se esquecer dessas atividades semanais.
3. Estabeleça métodos para o que for recorrente
No caso de atividades fixas e recorrentes, considere criar um método para executá-las. Por exemplo, no caso do relatório, crie um checklist de passo a passo do que deve ser feito para conclui-lo. Dessa forma, você não terá que “reinventar a roda” toda sexta-feira, mas sim, poderá seguir um passo a passo prévio para aumentar a produtividade e de quebra conseguir se manter organizado no trabalho.
4. Crie blocos de tempos para atividades variáveis
Tenha espaços na sua agenda para aquelas atividades mais variáveis. Tente prevê-las, sempre que possível, para separar um tempo hábil no seu dia para cada uma delas. Assim, torna-se mais fácil manejar a agenda e garantir as entregas do dia.
5. Delegue o que estiver sobrecarregando
Se há algumas tarefas sobrecarregando, não deixe de delegar algumas coisas. Você não precisa “abraçar o mundo” para ser um bom colaborador. Entenda que todos temos limites e que, às vezes, precisamos do auxílio de outras pessoas que estão à nossa volta. Assim, você evita uma agenda abarrotada de tarefas inacabáveis, e de quebra tem mais chances de se manter organizado no trabalho. Pense nisso e organize-se!