As mães que trabalham podem, muitas vezes, encontrar uma série de dificuldades na estrada de suas carreiras. E não é para menos: em uma sociedade na qual o machismo ainda opera com muita força, é nas “costas” das mulheres que o papel de cuidar da criança permanece com mais intensidade.
Porém, existem algumas ações que podem ajudar essa mulher mãe, que ama o que faz, – e que não quer abrir mão da carreira. Neste conteúdo, apresentamos algumas dessas considerações importantes. Acompanhe para saber mais!
Só as mães que trabalham sabem o quanto é difícil conseguir conciliar tudo. A rotina é pesada e cansativa, e o “trabalho” de mãe não tem “fim de expediente”. Ele acontece o tempo todo – até quando se está na empresa.
Por isso, saber lidar com os próprios limites e manejar uma rotina de trabalho mais saudável é fundamental para elevar a qualidade de vida. Veja algumas dicas que partem desse pressuposto:
Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas romantizando o que é ser mãe. Enxergam a maternidade como algo “extremamente lindo e mágico”. Embora realmente seja uma fase que muitas mulheres almejam atingir, a verdade é que ela acarreta uma carga emocional muito grande sobre a mulher.
A nova mãe precisa abrir mão de muitas coisas que gosta e, em alguns casos, deixa os próprios sonhos de lado para dar conta de tudo. O filho não nasce exatamente como um príncipe dos contos de fadas, afinal, trata-se de um ser humano real. Logo, a frustração por não ser a mãe que queria ter sido – ou por ter um filho que chora muito, por exemplo – pode aparecer.
Por isso, cuidado com a romantização e a idealização que você tem feito do seu filho e da maternidade! Não tente ser uma super heroína que resolve tudo sozinha, nem procure ser “a mãe perfeita”. Isso não existe, e a romantização pode somente sobrecarregar você.
A sua rotina vai mudar. É impossível manter exatamente a mesma vida de antes. Mães que trabalham têm sim novas responsabilidades – assim como os pais também.
Ter essa consciência evita que você se frustre com o fato de não conseguir dormir até tarde no fim de semana, ou se frustre com o fato de que não terá a quantidade de horas de lazer que gostaria.
Porém, procurar uma harmonia e um equilíbrio possível – e real – dentro disso tudo é muito importante. E isso vale para o trabalho também: levar coisa para casa talvez não funcione mais… Porém, você pode delegar! 😉
Não sinta medo de pedir ajuda quando necessário. Lembra que comentamos que você não precisa ser uma super heroína? Pois é! Você pode – e deve!!! – pedir ajuda quando for necessário.
Só não pode ser das mães que trabalham e acreditam que precisam suportar tudo para serem suficientemente boas. Cuidado com os excessos e a autocobrança exacerbada.
Cuide de tudo com muito equilíbrio e priorizando a sua saúde.