Atualidades

LUCRO no 4º lote da Restituição do Imposto de Renda? Entenda como funciona!

Muitos brasileiros têm se perguntando acerca do lucro no 4º lote da restituição do Imposto de Renda e como funciona para receber o “valor a mais”.

Afinal, como funciona esse pagamento? Todos têm direito de receber esse lucro? Para responder a essas e outras dúvidas, elaboramos este conteúdo com todos os detalhes que você precisa saber. Acompanhe.

O que é o lucro no 4º lote da restituição do Imposto de Renda?

Uma coisa que devemos ter em mente é que quando guardamos dinheiro, à medida que o tempo passa ele pode perder valor, devido à inflação, por exemplo. Por isso, justamente, que economistas não recomendam que as pessoas guardem dinheiro “embaixo do colchão” em casa.

Em contrapartida, quando o dinheiro é guardado na poupança, em contas correntes com rendimento ou é investido, seu valor aumenta à medida que o tempo passa. Quanto mais tempo guardado, mais aquele dinheiro evoluirá.

Sendo assim, seria completamente injusto você ter o seu dinheiro retido pelo Imposto de Renda, sem que o valor fosse corrigido de acordo com a Selic vigente, concorda? Então, basicamente, esse é o lucro no 4º lote da restituição do Imposto de Renda.

No pagamento do primeiro lote não há esse “lucro”, mas, a partir do segundo, o dinheiro já permaneceu mais de 30 dias retidos desde a declaração do imposto. Logo, o seu valor precisa ser corrigido para que o contribuinte não venha a ter prejuízos mais tarde.

Por conta dessa dinâmica, quem receberá o quarto lote este mês poderá se deparar com um valor um pouco mais elevado da restituição.

Quem recebe o lucro no 4º lote da restituição do Imposto de Renda?

Todas as pessoas que têm restituição para receber no quarto lote têm direito de receber o lucro. Afinal de contas, trata-se do “rendimento” do dinheiro retido. Dito de outra forma, não é algo exclusivo apenas de alguns contribuintes. Todos podem receber esse valor.

Portanto, se você sabe que receberá o pagamento neste mês, faça a sua consulta no site da Receita Federal e já verifique o valor que será pago.

LUCRO no 4º lote da Restituição do Imposto de Renda? Entenda como funciona! Foto: Canva.

Lembrando, ainda, que o pagamento a mais ocorre com base na Selic vigente, ou seja, o “lucro” é de pouco mais de 1% ao mês. Como se passaram 3 meses, o lucro tenderá a ser de 3%, aproximadamente.

Qual o valor do lucro no 4º lote da restituição do Imposto de Renda?

O valor é de acordo com a Selic vigente, ou seja, há uma porcentagem mensal que é paga sobre o valor que o contribuinte vai receber.

Por isso, quanto mais alto o valor da restituição pendente, maior será o lucro.

Isso quer dizer que não existe um valor fixo para todos os contribuintes. O que é fixo é a porcentagem do pagamento, de acordo com a quantidade de meses em que o valor ficou retido. Porém, o total, em dinheiro, sempre variará de acordo com o valor de cada contribuinte.

Por exemplo, se a sua restituição for de R$ 100, e você ficou com o dinheiro retido três meses, terá um lucro de aproximadamente R$ 3. Basta fazer as contas de acordo com o valor retido.