Lucro do FGTS: Veja quem recebe e as datas de pagamento - Notícias Concursos

Lucro do FGTS: Veja quem recebe e as datas de pagamento

Os trabalhadores que tinham saldo positivo em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço até 31 de dezembro de 2021, receberão rendimentos este ano. O benefício se trata do lucro do FGTS, repassado conforme a Lei 13.446, de 2017.

Os trabalhadores que tinham saldo positivo em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço até 31 de dezembro de 2021, receberão rendimentos este ano. O benefício se trata do lucro do FGTS, repassado conforme a Lei 13.446, de 2017.

Pagamento do lucro do FGTS

O lucro do FGTS é uma espécie de prestação de contas que o Governo Federal faz aos trabalhadores vinculados ao órgão. O repasse dos recursos começou em 2017, e desde então todos os anos é efetivado.

Quando o trabalhador não resgata o seu saldo disponível nas contas do FGTS, o Governo Federal pega a quantia como empréstimo, para ser aplicada em projetos públicos como obras para habitação, infraestrutura e saneamento básico.

Neste sentido, os valores investidos pelo governo acabam gerando um lucro com o passar dos meses. Desta forma, os recursos retornam a conta do trabalhador com um reajuste monetário, conforme o total disponibilizado para o empréstimo.

Quem tem direito ao lucro do FGTS?

De modo geral, o pagamento do lucro do FGTS é concedido aos trabalhadores que possuem valores disponíveis em suas contas no fundo até o dia 31 de dezembro de cada ano. Logo, os titulares que tinham saldo positivo até 31 de dezembro de 2021, receberão este ano a prestação de contas do Governo Federal.

Quando o lucro do FGTS será repassado em 2022?

Segundo o Conselho Curador, o lucro do FGTS deve ser repassado todos os anos até o dia 31 de agosto. Em 2021, os valores referentes ao rendimento de 2020 foram liberados em 17 de agosto.

O cálculo do rendimento é realizado com base na correção de 3%, segundo a legislação. No entanto, apenas uma parte do total da quantia do lucro é repassada ao trabalhador. No ano passado, 190 milhões de contas tiveram rendimento. A expectativa é que este ano a quantidade seja parecida.

Contudo, mesmo que os trabalhadores recebam em suas contas o lucro do FGTS, o mesmo só pode ser sacado com o saldo integral da conta. Neste caso, só é possível acessar os valores nas situações específicas previstas em lei, como a demissão sem justa causa.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?