Literatura é a expressão do pensamento do homem de acordo com o período histórico em que ele vive. História e Literatura, no entanto, são duas áreas da educação que se conectam.
Em primeiro lugar, é bem verdade que diversos movimentos históricos foram registrados em obras literárias. Entretanto, a Literatura em si permite identificar o período de cada enredo, conforme a linguagem utilizada em determinada obra. Então, quando pensar no conceito de Literatura, lembre que ela é a representação do pensamento do homem de um determinado período da História.
Além disso, o entendimento de literatura consiste em compreender o pensamento humano e acompanhar uma construção histórica sobre o desenvolvimento de culturas e estilos de vida adotados em cada período. Por isso, História e Literatura tem tudo haver.
Contudo, para nível de estudo em escolas, vestibulares, concursos e também para o Enem, os conteúdos de Literatura começam a partir da Era Medieval.
O homem quando se expressa está dentro de um período histórico e possui um estilo de pensamento próprio. Quando o período histórico se modifica o jeito de pensar muda, consequentemente, a maneira de se expressar também. E quando a maneira de se expressar através da escrita é alterada o mesmo acontece com o tipo de literatura.
Na Literatura existem nomes específicos para cada período, que se chamam escolas literárias. A definição de exata para escolas literárias está no conceito de que são diferentes representações do pensamento humano em determinados contextos históricos.
O “ponta pé inicial” está na Literatura Portuguesa, pois, num contexto histórico, o Brasil foi descoberto no ano de 1500 pelos portugueses. Naquele momento da história, a civilização europeia já estava em movimento e formação. Consequentemente, já existia a manifestação de pensamentos e sentimentos através da arte, música, escrita ou pinturas, em diferentes países da Europa.