Literatura de Mário de Andrade: resumo completo sobre o tópico
Mário Raul de Morais Andrade, conhecido simplesmente como Mário de Andrade, foi um poeta, cronista, romancista, historiador de arte e crítico brasileiro, além de ser conhecido como um dos fundadores do movimento modernista brasileiro.
A literatura de Mário de Andrade pode ser abordada pelas mais variadas questões de literatura de provas do país. Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema. Vamos conferir!
Literatura de Mário de Andrade: introdução
O escritor Mário de Andrade está entre os nomes mais importantes de toda a literatura brasileira e fez parte do modernismo brasileiro.
Literatura de Mário de Andrade: Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna foi um evento que aconteceu em fevereiro do ano de 1922 e marcou a expansão do modernismo. Mário participou ao lado de outros nomes relevantes do movimento, como Anita Malfatti, Graça Aranha, Menotti del Picchia, Brecheret e outros.
O importante evento possui algumas características marcantes. Os participantes da Semana de Arte Moderna eram artistas que queriam difundir ideias novas e novos conceitos de arte.
Literatura de Mário de Andrade: características
Mário de Andrade escreveu livros, ensaios, criticas, poesias e contos. De forma geral, podemos dizer que os seus trabalhos eram construídos por meio da inserção de aspectos da cultura brasileira. Com isso, o autor pretendia manifestar sentimentos de identidade nacional, observando as variações culturais existentes no país.
O livro “Macunaíma” é a obra mais conhecida de Mário de Andrade. Nele, o autor fez críticas ao caráter do cidadão brasileiro e destacou aspectos da língua falada pelo povo brasileiro.
Dentre as principais características de Mário, presentes em Macunaíma, podemos destacar o rompimento com o academicismo, o afastamento em relação à estética europeia e a valorização dos símbolos nacionais.
Literatura de Mário de Andrade: principais obras
Além de Macunaíma, podemos destacar outras obras de Mário, como:
- Pauliceia Desvairada;
- Amar, verbo intransitivo;
- O Movimento Modernista;
- Poesias Completas;
- O Banquete;
- Clã do Jabuti.