Em 2023, pelo menos cinco modelos de automóveis serão descontinuados, ou seja, sairão de linha. Segundo dados, a Chevrolet é a marca que mais reduzirá a produção até o fim deste ano, interrompendo a produção do Cruze e do Cruze Sport6.
Recentemente, a General Motors, proprietária da Chevrolet, anunciou a retirada do modelo Bolt do mercado. Contudo, após reconsiderar seus automóveis que sairão de linha, decidiu manter a produção do elétrico, porém, em uma versão atualizada. O novo modelo será fabricado com tecnologia Ultium e Ultifi, de acordo com a empresa.
Os carros podem sair de linha em 2023 por dois principais motivos: queda nas vendas ou a inserção de uma versão mais tecnológica do modelo anterior. A vida útil de um veículo costuma ser em torno de 6 anos, mas esse prazo pode variar dependendo de cada país e da aceitação do modelo. Alguns carros podem permanecer no mercado por mais tempo, como é o caso do Fiat Mille, que sobreviveu por 24 anos no Brasil.
O aumento das vendas de outros modelos também pode ser um fator decisivo para a descontinuação de um carro. Por exemplo, a perda de mercado do Volkswagen Santana, que foi substituído pelo Bora.
Entre os modelos que já saíram de linha recentemente, podemos citar os veículos da Ford, como o Ka, Ka Sedan e EcoSport. A linha up da Volkswagen também foi descontinuada, assim como o Fox, que não alcançou o sucesso esperado para substituir o Gol. O Honda Fit, um dos modelos mais vendidos e com preço acessível, também saiu de linha após 18 anos no mercado. O icônico Fiat Uno também se despediu após 40 anos.
Agora, para 2023, outros modelos de carros estão previstos para sair de linha. No entanto, como a lista completa ainda não foi divulgada, vamos apresentar os cinco principais.
Alguns modelos de carros serão descontinuados no mercado brasileiro em 2023. Entre eles, estão:
Eles, atualmente, são oferecidos a preços acima de R$ 149 mil e R$ 168 mil, respectivamente.
Outro modelo que dará adeus ao mercado é o Jaguar F-Type, que após onze anos de produção no Reino Unido, terá sua fabricação encerrada. No entanto, a marca lançará uma edição especial do automóvel para celebrar os 75 anos da linha de esportivos. Para o Brasil, serão disponibilizadas apenas 14 unidades do último modelo, sendo duas delas mantidas pela fabricante.
A Kia também interrompeu as vendas do Cerato no Brasil, com apenas 14 unidades emplacadas entre janeiro e junho deste ano.
Enquanto isso, o Renault Captur enfrenta uma redução nas vendas devido aos conflitos entre Rússia e Ucrânia, já que alguns componentes do modelo eram importados do território russo. A produção do Captur em São José dos Pinhais, no Paraná, deve ser encerrada em breve.
O SUV X1 da BMW, fabricado em Santa Catarina, vem conquistando sucesso tanto na Europa quanto no Brasil, assim como seu irmão sedã. O veículo passou por atualizações, recebendo novas grades e faróis, e apresenta um design mais esportivo. Além disso, a cabine foi ampliada, proporcionando mais espaço, e a central multimídia BMW iDrive 8 foi incluída, com telas de 10,25″ para os instrumentos e 10,7″ para a central.