Liderar uma equipe desmotivada pode ser algo muito complicado. O líder, nessa circunstância, pode se sentir inferior e incapaz de impulsionar o seu time. No entanto, algumas atitudes podem ajudar na hora de lidar com isso.
E é justamente sobre essas atitudes que discutimos neste texto. Acompanhe e saiba mais!
Para liderar uma equipe desmotivada é preciso entender os motivos pelos quais ela está assim. Ou seja, tente compreender quais são as razões que provocam a desmotivação no time.
É o salário? As interações interpessoais? O ambiente de trabalho? Analise a situação. Dessa forma você conseguirá ter uma visão maior e mais clara do que pode estar acontecendo.
Além disso, considere os apontamentos abaixo:
Se você compreendeu os problemas do time e passou a solucioná-los, mas ainda percebe a desmotivação do conjunto como um todo, então é hora de se aproximar de cada colaborador.
Esse tipo de posição, por parte do líder, pode ajudar as pessoas a se sentirem parte de algo. Faça com que elas percebam o próprio valor que possuem, e demonstre estar ao lado de cada colaborador, e não acima.
Construir um relacionamento com cada indivíduo fortalece o laço com a corporação e, até mesmo, o bem-estar e a motivação.
Definir objetivos que sejam coerentes e claros também é uma das melhores maneiras de liderar uma equipe desmotivada. Isso porque, muitas vezes, a desmotivação está associada à falta de boas metas ou ao excesso de metas impossíveis.
As pessoas precisam de marcos claros, e que também sejam possíveis. Oferecer metas extremamente pesadas e acima da média é algo que prejudica a motivação de qualquer um.
Escute ativamente a sua equipe. Quanto mais você der espaço para que tirem dúvidas, falem de suas questões no trabalho e comentem as suas ideias, maior será o sentimento de pertencimento delas.
Consequentemente, você estará criando um espaço de trabalho mais aconchegante e que promove relacionamentos mais saudáveis. Esses relacionamentos podem fazer toda a diferença no dia a dia de trabalho.
As recompensas também podem ajudar na hora de liderar uma equipe desmotivada. Claro que a motivação das pessoas não precisa estar ancorada apenas em bônus, mas usar esse tipo de ferramenta pode ser bem interessante em algumas circunstâncias.
Sendo assim, descubra o que seria considerado interessante pelo seu time e ofereça essa oportunidade em troca da produtividade, foco, etc.
A rotina de trabalho, na maior parte dos casos, pode ser facilmente flexibilizada. Por isso, procure oferecer esse tipo de benefício para que o seu time encontre o horário mais motivador dele mesmo.
Afinal, algumas pessoas tendem a se sentir mais motivadas de manhã, enquanto outras preferem trabalhar de tarde ou à noite. Por isso, essa flexibilização pode ser uma ótima forma de liderar uma equipe desmotivada. Faça o teste, dentro do possível, e analise os resultados.