Para lidar com os desafios da liderança é necessário fazer um bom planejamento, cuidar da saúde mental e emocional, e aprender a lidar com os conflitos entre os liderados.
Pensando em lhe ajudar nessas tarefas, elaboramos este conteúdo com uma série de dicas importantes. Confira abaixo!
Antes de qualquer coisa, é necessário ter em mente que para lidar com os desafios da liderança é preciso conhecer bem o seu time e o seu ambiente de trabalho. Afinal, não são todos os cargos de liderança que apresentarão os mesmos desafios, não é mesmo? Cada situação pode ter as suas próprias especificidades.
Assim sendo, considere as dicas abaixo como um ponto de partida para o seu autodesenvolvimento enquanto líder. Acompanhe:
A sua inteligência emocional pode vir a ser uma das fortes aliadas na hora de lidar com os desafios da liderança. Isso porque você começará a entender melhor o que sente, lidando melhor consigo mesmo. Ao mesmo tempo, aprenderá a perceber e escutar as emoções alheias, viabilizando conversas mais saudáveis e equilibradas.
Dito de outro modo, quando algum erro for cometido, você não se deixará levar pelo emocional, e assim, saberá ouvir o colaborador e direcioná-lo da melhor forma possível.
Concomitantemente à inteligência emocional, trabalhe uma visão mais racional e parcial sobre as situações. Isso significa dizer que você deve ter o cuidado de não agir de forma impulsiva, além de dar a entender que você deve analisar os conflitos visualizando os dois lados, nunca um só.
Essas duas atitudes (visão racional e posição imparcial) podem lhe ajudar a lidar com os desafios da liderança sem maiores dores de cabeça.
Esteja perto dos seus colaboradores. Você precisa aprender a ouvi-los e direcioná-los de acordo com as particularidades de cada um. Quanto mais você conhece os atributos de cada colaborador, mais fácil ficará a tarefa de delegar funções, uma vez que você entenderá as habilidades que cada um possui.
Dessa forma, todo o trabalho começa a ser desempenhado de uma forma mais qualificada e interessante.
Tenha um planejamento bem definido. Afinal, como lidar com os desafios da liderança se você nem sabe aonde quer chegar? Como direcionar as pessoas a um caminho inexistente? Pois é!
Por isso, saiba exatamente quais são os objetivos da empresa e o que deve ser feito para atingir cada um deles.
As metas, a missão, a visão e os valores precisam ser claramente explicitados aos colaboradores. Assim, toda a equipe saberá qual é o caminho que deve ser percorrido, além de que você, enquanto líder, pode motivar o seu time ao permitir que essas informações estejam sempre visíveis e acessíveis.
Por fim, lembre-se de usar o feedback ao seu favor. Assim você direciona o time, motiva as pessoas, melhora o desempenho e aumenta a produtividade de cada um. Consequentemente, fica muito mais fácil lidar com os desafios da liderança, não é mesmo? 😉