Saber lidar com o medo na hora de tomar uma decisão é fundamental para não deixarmos as oportunidades da vida passarem. Às vezes, o medo de dizer “sim” ou “não” para alguma coisa pode atrapalhar a sua vida profissional, financeira, amorosa, familiar, etc. Por isso, conseguir manejar o medo de errar é imprescindível para tomar decisões com mais coesão.
Mas, por onde começar? A seguir você encontrará algumas dicas que podem lhe ajudar nesse tipo de situação. Continue lendo.
Lidar com o medo na hora de tomar uma decisão não é o mesmo que não sentir medo. Acredite, até mesmo as pessoas mais bem-sucedidas sentem medo diante de decisões importantes. Faz parte do ser humano! Afinal, esta é uma defesa natural do nosso cérebro, que tem o objetivo de fazer com que as nossas ações não prejudiquem o nosso bem-estar e a nossa felicidade.
Por isso, não se sinta uma pessoa “fraca” por sentir medo. Mas sim, sinta-se uma pessoa saudável. Pois é esse medo que faz com que as suas atitudes não sejam inconsequentes.
No entanto, sabemos que nem sempre esse medo é bem controlado e, em alguns casos, ele pode estar paralisando as suas ações. Aqui, algumas medidas precisam ser tomadas. Veja algumas dicas:
A primeira coisa que devemos pensar quando queremos lidar com o medo na hora de tomar uma decisão é que nem sempre vamos acertar. Embora queiramos ser sempre “certinhos”, isso é inviável. Porém, devemos mudar a nossa mentalidade e parar de associar o erro com algo apenas ruim. E assim, é preciso enxergar os erros e tropeços como aprendizagens importantes.
Analise os dois (ou mais) caminhos que estão diante de você. Coloque na balança as possíveis consequências que cada um deles pode proporcionar ao longo da sua vida. Entretanto, cuidado para não praticar o que chamamos de overthinking! É preciso estabelecer um limite para os pensamentos, pois ficar analisando a mesma coisa diversas vezes pode apenas “nublar” a sua capacidade crítica.
Para não ficar semanas a fio tentando encontrar uma forma de lidar com o medo na hora de tomar uma decisão, estabeleça um prazo para a sua resposta. Isso forçará a sua mente a encontrar um caminho que seja realmente interessante, sem se deixar levar por pensamentos infinitos sobre o tema.
Para finalizarmos este conteúdo, vamos deixar uma reflexão importante para você pensar: Às vezes, é tão difícil e dolorido tomar uma decisão porque, na prática, já sabemos a resposta dela. Se está doendo, é bem possível que você já tenha tomado a sua decisão, porém, ainda tem medo de externalizar essa ideia, o que é normal.
Reflita sobre isso e veja até que ponto você está com dúvida, ou então, está com medo de falar qual é a sua decisão. Pense nisso! 😉