Lidar com intrigas no ambiente de trabalho exige paciência e equilíbrio emocional. Sem esses dois pontos, podemos cair no equívoco de “bater boca” com o colega, resultando em problemas para a carreira profissional.
Pensando nessas situações, trouxemos algumas considerações que podem ser levadas em conta na hora de lidar com problemas de relacionamento no trabalho. Vejamos a seguir!
Apesar de não haver uma única maneira de lidar com as intrigas no ambiente de trabalho, nós podemos adotar algumas posturas que tendem a contribuir para a construção de uma atmosfera mais positiva nesse espaço. Afinal, a forma como nos comportamos, frente às intrigas, pode nos ajudar ou piorar a situação.
Vejamos algumas possibilidades:
Apesar de a irritação fazer com que acabemos tecendo comentários negativos sobre a pessoa, evite a propagação desse tipo de discurso. A fofoca no trabalho pode ser bastante prejudicial, não só para as relações, como para a imagem profissional de quem as propaga. Por conta disso, é muito importante que esse tipo de postura seja evitada.
Atente-se à forma como você fala da pessoa que você tem intrigas, e policie-se para não cair no equívoco de parecer um “fofoqueiro”.
Dialogue com a pessoa na hora de lidar com intrigas no ambiente de trabalho. Se você tem um problema com alguém, chame a pessoa para um café e converse de forma respeitosa. Deixe claro quais comportamentos estão causando desconforto em você e fale sobre o porquê. Lembre-se de ouvir o outro de forma empática e busque, sempre que possível, manter uma postura diplomática.
Às vezes, uma boa conversa é capaz de minimizar as intrigas e desentendimentos, além de ajudar a enxergar o outro lado da pessoa.
Seja uma pessoa empática no seu dia a dia. Sempre que possível, coloque-se no lugar do outro (dentro das possibilidades, claro), antes de tomar uma atitude ou dizer algo. Isso pode ajudá-lo a lidar com intrigas no ambiente de trabalho e, inclusive, a evitar maiores desentendimentos.
Você não precisa fingir que é um super amigo da pessoa que não gosta. Ter um relacionamento profissional com ela já é o bastante. Isso quer dizer que você não precisa ficar conversando sobre assuntos que não têm relação com o trabalho, mas, sim, pode reduzir o contato ao que acontece dentro da empresa. Simples assim.
Você também pode solicitar o auxílio da liderança em alguns casos. Por exemplo, se você tem tentado lidar com intrigas no ambiente de trabalho, mas a outra pessoa não tem ajudado e, inclusive, tem agido de forma desrespeitosa, acione a liderança.
Às vezes, uma pessoa da gestão deverá auxiliar nessa situação, visando a construção de um ambiente de trabalho mais harmonioso e menos desgastado.
Considere pensar e refletir sobre essas dicas e boa sorte na sua jornada!