Lidar com alunos tímidos pode ser um grande desafio para muitos professores. Porém, uma coisa nós podemos dizer de antemão: tentar forçar a interação social do aluno pode ser um grande erro. Isto é, expô-lo na frente da sala de aula ou forçá-lo a conversar com os outros alunos são ações que podem prejudicar ainda mais a sociabilidade da criança.
Por isso, é preciso cautela na hora de criar um ambiente no qual o aluno se sinta mais confortável e seguro. Além disso, lembre-se de que é muito importante acionar os pais e orientá-los quanto à necessidade de acontecer o acompanhamento psicológico da criança em casos nos quais a timidez é intensa e prejudica o desenvolvimento do aluno.
Além disso tudo, neste texto, apresentamos outras considerações que levam em conta a necessidade de construirmos ambientes que auxiliem as crianças tímidas na escola. Vamos lá!
Os professores podem apostar em estratégias para lidar com alunos tímidos. Algumas dizem respeito à forma como a sala de aula é organizada, e outras podem ter relação com as atividades que são propostas no dia a dia. Descrevemos algumas delas a seguir:
Se você percebe que o seu aluno tímido tem mais confiança em determinados assuntos, por sentir que os domina com mais facilidade, considere elaborar algumas atividades que contenham a temática em questão. Assim, caso ele precise apresentar os resultados do trabalho para a turma, poderá se sentir um pouco mais confiante frente ao material que ele mesmo preparou.
A sala de aula também pode ser mudada para lidar com alunos tímidos. Você pode transformar o formato que vem sendo seguido. Assim, ao invés de deixar uma carteira atrás da outra – sendo que, normalmente, o aluno tímido pode se isolar e se “esconder” em um canto da sala dessa forma -, você pode fazer a famosa meia lua.
Isso porque os alunos poderão se olhar nos olhos com mais frequência, o que tende a criar uma atmosfera que vai promovendo mais segurança para algumas crianças tímidas.
Além de incentivar a autoestima dos seus alunos de uma forma geral, foque em oferecer esse estímulo aos seus alunos tímidos, de uma maneira mais individualizada. Por exemplo, elogie os resultados obtidos, fale sobre o quanto você fica feliz quando ele conta uma história para você, enfim! Faça-o se sentir mais confiante diante das adversidades que ele pode viver por conta da timidez.
Não fique dizendo que o seu aluno é tímido, nem para ele, nem para as outras pessoas. Ficar rotulando a criança, especialmente quando ela está presente, pode apenas fortalecer o quadro.
Converse com o seu aluno sempre que possível. Ouça o que ele tem a dizer, ajude-o a dar nome para as emoções que sente e ajude-o a refletir sobre os motivos pelos quais ele pode estar se sentindo tímido. O acolhimento é muito importante para construir laços mais seguros e fortes entre você e seus alunos.