Conseguir lidar com a sensação de angústia, especialmente quando ela parece “acima da média”, é algo um tanto difícil para algumas pessoas. Porém, devemos ter em mente que a angústia estará presente em nossas vidas, volta e meia. Ter essa consciência pode nos ajudar na hora de investir em estratégias que minimizem a sensação negativa.
Vamos refletir juntos sobre o assunto?
Para lidar com a sensação de angústia é preciso entender que ela não desaparece de um segundo ao outro. Normalmente ela sinaliza que algo precisa ser refletido e feito para elevar o nosso bem-estar. Embora essas ações possam ser colocadas em prática, isso não quer dizer que a angústia sumirá de um segundo ao outro.
Porém, ao mesmo tempo precisamos ter consciência de quais medidas podem ser interessantes nesses casos, a fim de minimizar os efeitos da angústia e projetar mais bem-estar com o passar do tempo.
Sendo assim, veja as nossas considerações e analise quais delas fazem sentido para os seus dias difíceis:
Muitas vezes queremos lidar com a sensação de angústia “forçando a barra”. Isto é, tentamos “acabar logo” o que está causando a angústia, crendo que isso é o melhor caminho.
Porém, pode ser que o seu cérebro esteja saturado com os gatilhos emocionais por trás da angústia. Por isso, afastar-se – fisicamente – um pouquinho, pode ser bem interessante.
Se for no trabalho, dê uma pausa, levante-se da sua cadeira, caminhe no escritório e beba um café, por exemplo. O importante é afastar-se um pouco, para não sobrecarregar a mente e as emoções.
Ao invés de tentar “engolir” a angústia, ignorando-a, permita-se viver um pouco esse momento. Às vezes, ouvir aquela música que nos acalma e nos faz refletir sobre os sentimentos é uma forma de “colocar para fora” o que está sendo sentido.
Você precisa ter a consciência de que a angústia aparecerá de vez em quando, e está tudo bem se sentir “desanimado” nesses momentos! Portanto, escute suas emoções, deixe que elas fluam e, assim que se sentir melhor, retome seu ritmo aos poucos.
A sensação de angústia vai aparecer em alguns momentos. Ela faz parte da vida de qualquer pessoa. Ter isso em mente também minimiza o peso do momento, pois temos a consciência de que situações assim “vem e vão”- fazem parte da vida. E assim como a angústia aparece de vez em quando, ela também vai embora.
Foque no que você está fazendo aqui e agora. Muitas vezes deixamos os nossos pensamentos criarem sofrimentos que nem existem, sentindo angústia com relação ao que vem a seguir. Porém, trazer a mente para o chamado “aqui e agora” nos ajuda a tirar o foco da antecipação. Faça o teste.
Por fim, lembre-se também de que você pode pedir ajuda quando sentir que a angústia está muito pesada. Inclusive a psicoterapia pode ser bem pertinente.
Cuide-se!