Normalmente, as segundas não são os dias preferidos da maioria dos trabalhadores brasileiros. Mas para um grupo especial de cidadãos, essa segunda-feira (29) tem um gosto especial. Isso porque estão sendo realizados os pagamentos da primeira parcela do 13º salário para alguns grupos sociais.
Nesta segunda-feira (29), os pagamentos da primeira parcela do 13º salário estão sendo feitos para os servidores estaduais de Sergipe.
Liberação escalonada
O 13º salário para os servidores de Sergipe está sendo feito de maneira escalonada a depender do mês. Desta vez, estão sendo feitas as liberações para as pessoas que nasceram no mês de julho.
Portanto, o saldo está sendo liberado para os servidores públicos de Sergipe que nasceram no mês corrente. Os demais servidores do estado recebem nessa segunda-feira (29) apenas os valores regulares de seu salário.
Na segunda-feira (29), recebem o saldo os aposentados e pensionistas. Na terça-feira (30), poderão receber os valores os servidores da Secretaria de Estado da Saúde e suas fundações. Também nesse mesmo dia recebem os servidores da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.
Já na quarta-feira (31), o calendário de pagamento do estado vai atender os servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações do Estado.
Como definir o 13º salário
O valor do 13º salário costuma variar a depender de cada caso. Para saber quanto você pode receber, é preciso pegar o seu valor bruto de salário mensal e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.
Logo depois, basta pegar esse resultado inicial e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou durante o ano. Em regra geral, quanto mais você trabalha, maior é o valor que você tem direito no décimo terceiro salário.
No caso de Sergipe, o governo estadual decidiu dividir os pagamentos em duas parcelas. Na primeira delas, os trabalhadores recebem equivalente a 50% do valor total. No final do ano, esses trabalhadores podem receber os outros 50% descontados os valores do imposto de renda e do INSS.
Vale lembrar que os empregadores têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do 13º salário, e até o dia 20 de dezembro para pagar a segunda parcela desse adicional.
13º salário do Bolsa Família em agosto
De acordo com as informações oficiais, o 13º salário do Bolsa Família no valor de R$ 150 será liberado apenas para os usuários que residem em Pernambuco. A liberação será feita a partir dos cofres do governo estadual.
De acordo com informações da gestão estadual de Pernambuco, a expectativa é de que algo em torno de 909 mil beneficiários recebam o valor em questão.
Para além de morar em Pernambuco, o usuário precisa também ter recebido o Bolsa Família durante, pelo menos, seis meses no ano de 2023. Esse tempo pode ter sido intercalado ou consecutivo.
Preciso me cadastrar?
Ainda tomando como base as informações do Governo do estado de Pernambuco, não é necessário realizar nenhum tipo de cadastro específico para receber essa parcela adicional. A única exigência é estar em situação de regularidade com o Bolsa Família federal.
Não há mudanças, por exemplo, no sistema de movimentação. O saque do 13º salário poderá ser feito nos mesmos locais onde o beneficiário já está acostumado a receber o seu Bolsa Família regular. São eles:
- Agências da Caixa Econômica Federal;
- Postos de atendimentos bancários;
- Postos avançados de atendimento;
- Unidades lotéricas;
- Terminais de autoatendimento;
- Correspondentes Caixa Aqui.
Se preferir, o cidadão pode movimentar o dinheiro do adicional através do aplicativo do Caixa Tem. Com esta aplicação em mãos, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos, fazer o pix e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos e casas lotéricas.