A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um investimento de renda fixa emitido por bancos. Sendo assim, os recursos captados pelo LCI são direcionados para o setor imobiliário.
Dessa forma, ao investir em uma letra de crédito imobiliário, o investidor empresta dinheiro ao banco em troca de uma rentabilidade que é variada, podendo ser prefixada, pós-fixada ou híbrida.
O investimento em LCI possui uma vantagem, pois, já que as letras de crédito possuem uma data de vencimento prévio, o investidor pode ter uma previsibilidade do rendimento do seu investimento até o final do prazo.
Atualmente, o investimento em letras de crédito imobiliário funciona de uma maneira simples, pois, o investimento LCI foi alterado nos últimos tempos, tornando-se mais popular.
Conforme dito anteriormente, os papéis são emitidos pelos bancos e ofertados no mercado. Dessa forma, o LCI funciona na mesma lógica do empréstimo, porém, é o investidor quem empresta aos bancos, alimentando o setor imobiliário.
O que torna o LCI atrativo é a isenção do imposto de renda para esse investimento. Para investir em LCI basta ter uma conta aberta em uma corretora de valores autorizada para negociar na bolsa.
Sendo assim, a CLI é um título de renda fixa que pode ser resgatado conforme a sua modalidade de investimento, que pode variar. Na modalidade com resgate, o valor investido fica disponível a partir do primeiro dia útil após a carência de 90 dias da aplicação, com prazo para contratação de até 1080 dias.
A LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio. Também se trata de um título de renda fixa emitido pelas instituições financeiras. O que difere o LCI do LCA é o objetivo do direcionamento dos recursos do investimento.
Na LCA os recursos são direcionados para o financiamento de atividades do setor de agronegócio.
A taxa de rentabilidade e o vencimento do título são definidos no momento da compra, como ocorre com o LCI.
Se deseja investir em LCI e LCA, saiba que na prática não haverá diferenças relevantes entre esses investimentos, a menos que você tenha preferência pelo setor de agronegócio ou pelo setor imobiliário.
O que norteia o investidor, geralmente, é a taxa de rendimento, prazo de resgate e aporte inicial do investimento.
Confira nossos artigos sobre Tesouro Direto e Debêntures e entenda melhor outras opções para diversificar investimentos.