Saúde e Bem Estar

Como ler a linguagem corporal de candidatos na entrevista?

Você sabe como ler a linguagem corporal de candidatos na entrevista? Já observou esse tipo de característica do candidato? Se ainda não, saiba que este é um bom momento para começar a dar uma atenção especial para isso.

E com o intuito de lhe ajudar nessa tarefa, elencamos, ao longo deste conteúdo, algumas dicas que podem ser úteis na hora de observar os comportamentos dos candidatos. Acompanhe para saber mais!

Como ler a linguagem corporal de candidatos na entrevista?

Mas afinal, como ler a linguagem corporal de candidatos na entrevista? Na realidade, você precisa de um olhar atento e que não seja rotulador. Ou seja, embora alguns comportamentos e gestos realmente possam demonstrar algumas coisas, não podemos nos apegar a eles como uma verdade absoluta.

Afinal, cada pessoa é única e pode ter, inclusive, algumas manias e jeitos de se comunicar por meio de gestos e movimentos do corpo, por exemplo. Portanto, tenha a delicadeza de não ficar rotulando de maneira preconceituosa, ok?

Mas sim, use as nossas dicas como um conhecimento a mais, mas não como um critério absoluto. Vamos lá:

1. Contato visual pode demonstrar confiança

Se o candidato faz bastante contato visual enquanto você fala ou ele conta algo importante, pode ser que esteja demonstrando autoconfiança. Em contrapartida, se ele desvia o olhar, a todo momento, pode ser que esteja se sentindo ameaçado ou muito desconfortável.

2. Pausas na fala podem demonstrar foco no que está sendo dito

Se o candidato faz pausas, volta e  meia, para comunicar alguma coisa, isso pode dar a entender que ele está pensando sobre o que está falando. Em outras palavras, ele reflete antes de dizer alguma coisa, e não fala de maneira desinteressada ou impulsiva.

3. Braços cruzados podem demonstrar desconforto

Os braços cruzados normalmente são usados em situações nas quais o indivíduo está se sentindo desconfortável e muito exposto.

Aqui, podemos notar que é algo bastante comum e natural, especialmente em entrevistas para o primeiro emprego. Ou seja, não necessariamente é um comportamento ruim – afinal, quem nunca se sentiu inseguro ao iniciar uma carreira? Pois é!

4. Postura ereta pode ter relação com autoconfiança

Se o candidato demonstra uma postura mais ereta, pode ser que ele esteja bem confiante no momento em que está fazendo a entrevista.

Em contrapartida, se ele estiver com a postura muito curvada, pode denunciar algumas coisas:

  • Desconforto;
  • Insegurança;
  • Cansaço;
  • E até desleixo/falta de interesse.

É preciso ter um olhar atento na hora de ler a linguagem corporal de candidatos na entrevista, pois cada pessoa pode estar apontando uma característica.

5. Pés ou pernas inquietas podem denunciar uma ansiedade

Aquelas “tremedeiras” nos membros inferiores podem ter relação com a ansiedade. Afinal, uma entrevista de emprego pode ser algo muito importante para algumas pessoas. Então, pegue leve!

6. Para onde apontam os pés: demonstração de interesse ou desejo de ir embora

Para onde os pés do candidato estão apontando? Se estiverem apontando para a saída, ele pode estar com pressa; se estiverem apontando para você, pode ser uma demonstração de interesse; e assim por diante.

 

Lembre-se, para ler a linguagem corporal de candidatos na entrevista é necessário considerar o contexto (sempre!). Assim você terá um olhar mais humano sobre o sujeito em questão.