O que é a LBF Franchising? Por que ela faturou tanto? Como funciona o sistema de franquias da empresa? Hoje, nós vamos ensinar tudo sobre a LBF Franchising.
A LBF Franchising é uma holding de franquias, que envolve diferentes marcas, e possui mais de 240 unidades franqueadas em 21 estados brasileiros. A holding controla as marcas La Fruta Açaí, La Brasa Burger e F de Frango.
A estrutura da franqueadora para atender os franqueados, sob a forma de suporte, conta com os departamentos de:
A franquia é nova no mercado, surgindo em 2018, a partir das ideias de Bruno Sgutt e Danilo Lopes. Ambos juntaram seu capital totalizando aproximadamente R$ 15 mil e uma moto para comprar um ponto comercial na cidade de São José do Rio Preto.
Neste ponto comercial abriram a primeira empresa da La Fruta Açaí. A escolha pela venda de açaí ocorreu tendo em vista a grande procura dos clientes pela fruta, por possuir baixo custo de produção e pelo motivo de um dos sócios já ter trabalhado em uma loja que vendia o produto.
A La Fruta Açaí comercializa o açaí com mais de cinquenta acompanhamentos, que vão desde frutas da estação, até chocolates, confeitos, mousses e sorvetes.
Até os dias atuais, mais duas marcas foram incluídas na Holding:
Assim, todo esse investimento em franquias totalizou um faturamento para a holding de R$ 100 milhões no ano de 2021.
A marca La Fruta Açaí começou apresentar dificuldades em suas vendas, pois utilizando o aplicativo iFood, de serviço de delivery, os produtos, que eram naturais e saudáveis, não tiveram vendas consideráveis.
Então perceberam que o problema estava nas categorias do aplicativo iFood, que não davam o destaque necessário para o produto. Assim, quem comprava o açaí, não conhecia os outros produtos vendidos da marca.
Dessa forma, para resolver este impasse, foi inserida junto com a marca La Fruta Açaí a marca La Fruta Fit, que funciona junto com a marca principal e comercializa somente produtos saudáveis como: saladas, crepes, wraps, saladas de frutas, caldos, sucos e lanches naturais.
Esta inserção de marcas foi chamada de dark kitchen, sendo a grande virada para este ano de 2022. Nada mudou na estrutura física da La Fruta Açaí, porém as mudanças ocorreram em termos de processos e oferta de produtos, de maneira a aumentar a clientela e em consequência, o faturamento.
Em apenas 2 meses de funcionamento da dark kitchen, 2 unidades já estão em funcionamento e 8 unidades estão em fase final para inauguração.
Enquanto dados de faturamento, constatou-se que as unidades franqueadas que incorporaram as dark kitchen aumentaram o faturamento em 15%.
A partir desta constatação de aumento no faturamento, o modelo de dark kitchen foi inserido nas outras duas marcas da holding, ficando a La Brasa Burger como dark kitchen da F de Frango.
A ideia dos sócios fundadores é não alterar o modelo de negócio do franqueado e nem gerar altos custos de investimento. Mas, trazer como vantagem competitiva para as unidades franqueadas aumento e fidelização de clientes. Assim, em consequência, o aumento do faturamento.
A Holding KFB Franchising Tem como perspectivas:
O investimento inicial depende do formato da unidade franqueada, com ou sem dark kitchen. Assim, os valores praticados são:
Viu só como uma empresa brasileira pode ser extremamente inspiradora para que você tenha seu próprio negócio? É incrível!