Em breve, algumas mães brasileiras poderão receber um novo auxílio para chamar de seu. Trata-se do Mães de Pernambuco, um auxílio criado pelo governo pernambucano, e que prevê atender pouco mais de 100 mil mulheres com um saldo de R$ 300 por mês.
O lançamento do programa aconteceu oficialmente nesta segunda-feira (25) na sede do governo de Pernambuco. O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), que indicou mais detalhes sobre os pagamentos do benefício social.
Mesmo antes do lançamento oficial do programa Mães de Pernambuco ter acontecido, alguns pontos já tinham sido revelados. Nossa equipe teve acesso a alguns detalhes sobre o sistema de pagamentos do projeto.
Um dos pontos mais importantes é o público alvo do programa. Ficou definido que o benefício será voltado para as mulheres que se encaixam em todos os grupos abaixo:
“Além disso, adotaremos 24 critérios de desempate, com o intuito de chegar, de fato, nas famílias que mais precisam. Fique ligada aqui nas redes para saber tudo sobre o programa. Seguimos juntas”, disse a governadora, que também lançou um site oficial sobre o projeto.
De acordo com o governo de Pernambuco, a cidadã interessada em entrar no sistema precisa confirmar a adesão através do site do Mães de Pernambuco. Esta indicação, aliás, precisa ser realizada até o dia 25 de abril.
No processo de adesão, será preciso informar a data de nascimento, e também o Número de Identificação Social (NIS). Oficialmente, os pagamentos serão iniciados no dia 13 de maio, e seguirá sendo realizado sempre no quinto dia útil de cada mês.
O benefício seguirá sendo pago normalmente, até que a criança complete seis anos completos. Quando ela atingir esta idade, o saldo será descontinuado.
“Nós já baixamos a folha do Bolsa Família, identificamos quem são as 100 mil mulheres, inclusive 62% delas são mães solo. Essas mães devem procurar o site e lá [cada uma] vai poder dar o ‘ok’ da participação dela”, afirmou o secretário estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco, Carlos Braga.
Se você não faz parte do Bolsa Família no estado de Pernambuco, não poderá receber este adicional de R$ 300. Entretanto, o fato é que a versão nacional do programa seguirá fazendo os pagamentos de adicionais próprios não apenas neste mês de março, mas também nos meses seguintes.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, os atuais benefícios internos do Bolsa Família são:
Em março, os pagamentos do Bolsa Família foram retomados no último dia 15, e o Ministério do Desenvolvimento Social avalia que pouco mais de 20 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do saldo. Especificamente nesta segunda-feira (25), os depósitos estão sendo feitos para quem tem o Número de Identificação Social (NIS) final 7.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para este mês de março: