Na última sexta-feira (17), a Justiça Federal decidiu que o governo federal deve ampliar em 15 dias o prazo para a solicitação de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O encerramento estava previsto para a última sexta-feira (17).
Ainda, a decisão liminar (provisória) determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, proporcione adequações no cronograma do Enem 2020.
A decisão provisória é da 12º Vara Cível Federal de São Paulo e foi divulgada nesta sexta.
“A decisão determinou que o prazo fica estendido por mais 15 dias, e que o MEC e o Inep vão ter que adequar o calendário e o cronograma do Enem a atual realidade do ano letivo, consultando, estabelecendo uma comissão, fazendo consulta, entrando em contato e dando ciência a todos os órgãos representantes dos poderes necessários para que a medida seja tomada” – João Pedro Dorini, defensor público.
Calendário de provas
Para os alunos que irão participar da aplicação do Enem Digital, as provas estão agendadas para os dias 11 e 18 de outubro, já a prova presencial está marcada para dia 1 e 8 de novembro de 2020.
Ação da DPU
A ação foi movida pela Defensoria Pública da União (DPU) e foi protocolada na quinta-feira (16). O pedido é para que o calendário do exame seja readequado com novas datas conforme a evolução da pandemia da Covid-19 no Brasil.
A Defensoria afirma que o exame não se adequou à nova realidade do país e salientou que manter a data de realização para outubro deste ano pode ser prejudicial aos estudantes, já que as aulas de diversas escolas e particulares foram suspensas por tempo indeterminado.
ENEM 2020
No final de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as regras para o Enem 2020. No edital, foi informado que a prova será aplicada em versão impressa e digital, um fato inédito para o exame.
Por causa da pandemia do coronavírus e as incertezas que ela trouxe, o Enem vai também acontecer digitalmente, e na verdade, o governo estima que até 2026 o Enem seja feito 100% digitalmente.
O ministro Educação, Abraham Weintraub, escreveu em uma rede social que “Vai ter Enem!” e afirmou que os estudantes devem continuar se preparando para o exame.
As inscrições para as provas impressa e digital vão acontecer de 11 a 22 de maio.
O edital informa que a data da prova impressa continua sendo 1º e 8 de novembro. Já a data da prova digital continua sendo 11 e 18 de outubro.
Os interessados em participar do Enem 2020, mas faltou à edição de 2019, terá que justificar a ausência de 6 a 17 de abril, mesmo período de solicitação da taxa de inscrição. Confira o cronograma abaixo:
Cronograma Enem digital
- Justificativa de ausência no Enem 2019: 6 a 17 de abril
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 6 a 17 de abril
- Divulgação dos resultados: 24 de abril
- Período de recurso: 27 de abril a 1º de maio
- Inscrições: 11 a 22 de maio
- Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
- Solicitação de atendimento especializado: não há previsão no edital
- Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio
- Aplicação: 11 e 18 de outubro, segundo o Inep (a instituição afirma que o edital será retificado).
Cronograma Enem impresso
- Justificativa de ausência no Enem 2019: 6 a 17 de abril
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 6 a 17 de abril
- Divulgação dos resultados: 24 de abril
- Período de recurso: 27 de abril a 1º de maio
- Inscrições: 11 a 22 de maio
- Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
- Solicitação de atendimento especializado: 11 a 22 de maio
- Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio
- Aplicação: 1º e 8 de novembro
- Horário: abertura dos portões às 12h; fechamento às 13h; aplicação às 13h30; término das provas do 1º dia: 19h; término das provas do 2º dia: 18h30.
O estudante poderá usar sua nota do Enem para tentar uma vaga no ensino superior, através do Prouni (Programa Universidade Para Todos) e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), e no financiamento oferecido pelo governo federal, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Veja também: Concursos da Polícia Civil: nível fundamental e médio com salários de até R$5.277,59