Se você não conhece o jogo das diferenças, deve ter vivido sua infância errado porque essa brincadeira é uma das mais populares do mundo. Não à toa, você pode encontrar versões desse jogo em diversos sites espalhados pela internet, seja no Brasil, seja no resto do mundo todo. Essa popularidade pode ser explicada pela facilidade de montagem desse desafio e a importância dele para aprimorar seu desenvolvimento cognitivo.
Nessa hora, você pode estar se questionando o que o desenvolvimento cognitivo tem a ver com um jogo aparentemente inofensivo, não é mesmo? No entanto, engana-se quem pensa que esse desafio é apenas uma maneira de se divertir porque exige muita capacidade de resolver problemas para concluir essa atividade. Se você duvida, veja até o final e entenda o que seu cérebro tem a ver com esse joguinho tão simples:
Logo acima, você pode notar duas imagens iguais de uma garota egípcia em frente à Pirâmide de Gizé, não é mesmo? As duas figuras são completamente iguais? Você tem certeza disso? Analise com cuidado por 10 segundos e você vai perceber alguns detalhes que contrariam essas questões.
Afinal, três erros podem ser notados quando se analisa as duas cenas com mais cautela e esse é o objetivo desse jogo das diferenças. Visto que, você precisa apontar esses 3 erros antes que o tempo acabe e não pense que se trata de uma tarefa fácil. Por causa disso, vamos ajudar a chegar à solução para provar que é possível quando se mantém o foco para isso. Veja mais:
O jogo das diferenças é bastante popular porque se trata de uma atividade de simples aplicação. Afinal, basta colocar duas imagens quase iguais lado a lado e pedir para que as pessoas encontrem as diferenças sutis entre elas. No entanto, essa simplicidade esconde algo que falta na maioria das pessoas nos dias atuais: a concentração.
As pessoas estão cada vez mais desconcentradas por causa do uso desenfreado de telas e isso tem gerado um déficit de atenção na maioria delas. Então, qualquer atividade que estimula nosso funcionamento cerebral focando em aumentar nosso foco deve ser incentivada. E, esse é o caso do jogo das diferenças que apresentamos nesse artigo.
Mas, se você não estiver conseguindo resolver essa atividade dentro do prazo, não se preocupe porque vamos te ajudar. Confira a solução a seguir:
Se você não percebeu as diferenças ao analisar as imagens apresentadas acima, não se preocupe. Vamos revelar a solução para deixar bem claro que estavam presentes desde o início da matéria. Veja abaixo:
Como vimos, os erros eram sutis e poderiam ser notados apenas pelas pessoas com capacidade visual aprimorada. Por isso, pratique com outro jogo das diferenças mais fácil de resolver para aprimorar seu foco cada vez mais. Visto que, a prática leva à melhoria da performance e essas atividades auxiliam nessas questões como vimos acima.