Já ouviu falar em TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO? Conheça mais e saiba se vale a pena aplicar
Algumas aplicações não são conhecidas profundamente por uma parcela da população
Há várias formas de usar seu dinheiro no mercado financeiro. Muitas por meio de investimentos em ações, títulos, fundos imobiliários, linhas de crédito, Tesouro Direto e outros instrumentos financeiros. Quando se trata de instituições financeiras, ficam disponíveis algumas modalidades de aplicações que podem ou não ser vantajosas, como no caso do título de capitalização.
Os bancos distribuem o título de capitalização para aqueles que desejam investir seu dinheiro em qualquer outra coisa que não seja o mercado de ações. No entanto, nem sempre é uma decisão sábia apostar, sem antes entender o que a transação envolve. Dessa forma, continue com a leitura da matéria do Notícias Concursos desta sexta-feira (23) e saiba mais sobre esse tipo de investimento.
O que é um Título de Capitalização?
Os títulos de capitalização oferecem uma administração do capital planejado pelo banco por meio da qual o cliente pode eventualmente receber recompensas em forma de dinheiro. Vantajoso? Talvez você entenda mais sobre.
Este tipo de apoio financeiro é uma forma de “programação da poupança” fornecida pelas instituições financeiras para incentivar seus clientes a aplicar seu dinheiro e gerar lucro. Este título é pré-programado e possui alguns tipos diferentes de contratos. Além disso, garante ao cliente o direito de participar de concursos e ganhar prêmios com valores monetários elevados, enquanto estiver em vigor.
Como são feitos os investimentos?
O termo “capitalização” refere-se a uma estratégia de aporte financeiro que envolve a compra de direitos de loterias bancárias. Ou, dito de outra forma, há um valor estabelecido no contrato que, ocasiona a aquisição de “locais” para sorteios de prêmios e um valor monetário.
Ao final do prazo, o cliente faz um pequeno saque no título de capitalização, e a rentabilidade dos títulos de capitalização fica atrelada à Taxa Referencial (TR), uma taxa que serve de referência para outros impostos da economia setor.
Além disso, o título de capitalização tem taxas administrativas e uma taxa de administração das loterias. Isso resulta em apenas uma pequena parcela do dinheiro – conhecida como cota de capitalização – gerando lucro.
Títulos de capitalização são aplicações e investimentos
Como pode ser visto, títulos de capitalização são uma forma de economizar dinheiro e gerar renda acima, sendo normalmente adquiridos por quem quer incutir o hábito de economizar dinheiro.Apesar de terem custos administrativos e serem rentáveis, não são considerados investimentos porque precisam ter uma rentabilidade superior à inflação.
Isso se deve ao fato de a Taxa Referencial estar efetivamente zerada, impossibilitando uma margem de lucro significativa em relação à taxa de juros aplicada. Além disso, tem pouca rentabilidade, pouca liquidez e, ocasionalmente, ganha menos do que uma poupança.
O título de capitalização não é recomendado para quem quer ganhar dinheiro aplicando dinheiro, porque esse método só funciona se for levado em consideração em alguma forma de loteria. Caso contrário, apenas uma parte do valor inicial será reembolsada. Ou seja, existem melhores opções de investimento disponíveis, como LCIs, LCAs, CDBs, entre outras.