O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) encerra no próximo domingo, dia 16 de julho, o período de inscrição do Concurso de Admissão Vestibular 2024. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até as 23h59 do desse domingo.
De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 195,00 (cento e noventa e cinco reais). Poderão participar do Vestibular 2024 os estudantes que tenham o Ensino Médio completo ou que irão concluir o 3ª séria neste ano.
O Concurso de Admissão do ITA visa a seleção de cidadãos brasileiros natos, de ambos os sexos, para compor o Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva da Aeronáutica.
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até a próxima segunda-feira, dia 17 de julho. Após o completo preenchimento do requerimento de inscrição, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagar a taxa.
O ITA já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024 e a lista final de isentos já está disponível para consulta no site do ITA.
Puderam solicitar o benefício estudantes que estão inscritos no CadÚnico, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional, e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
O Concurso de Admissão do ITA conta com três fases, sendo as duas primeiras Exames de Escolaridade, enquanto a terceira fase conta com Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.
De acordo com o cronograma, a aplicação das provas da 1ª fase está prevista para o dia 8 de outubro de 2023, no período das 13h às 18h. O edital estabelece ainda que a avaliação da 1ª fase contará com questões objetivas de múltipla escolha de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.
As provas da 2ª fase serão aplicadas nos dias 7 e 8 de novembro de 2023, das 13h às 17h. A prova da 2ª fase contará com questões dissertativas de Matemática, Química e Física. Além disso, nessa fase, o ITA aplica também uma prova de Redação em Língua Portuguesa.
De acordo com o ITA, haverá locais de prova em Belém, Manaus, Natal, São Luís, Fortaleza, Recife, Salvador, Teresina, Vitória, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Juiz de Fora, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos, e São José do Rio Preto.
O ITA já divulgou a lista de obras literárias de leitura obrigatória. Desse modo, para as questões de Língua Portuguesa, os candidatos devem ler e estudar as seguintes obras literárias:
“A falecida”, de Nelson Rodrigues;
“A falecida”, com direção de Leon Hirzsman, roteiro de Eduardo Coutinho, com base na peça de Nelson Rodrigues;
“Nós matamos o cão tinhoso!”, de Luís Bernardo Honwana;
“O avesso da pele”, de Jeferson Tenório.
A oferta total do ITA é de 150 vagas, sendo 114 voltadas para candidatos que queiram atuar como civis (Reserva) e 36 voltadas à carreira militar (Ativa).
As vagas ofertadas são para os cursos de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica.
Veja mais detalhes no edital do Vestibular 2024.
Leia também Uerj abre período de inscrição para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024; saiba mais.