Enem e Vestibular

Isenção Vestibular Unicamp 2024: quem tem direito e como solicitar?

A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, é uma instituição pública do governo do estado de São Paulo que possui mais de 40 mil alunos. A universidade é considerada uma das melhores de toda a América Latina e, dessa maneira, não é de se surpreender que o vestibular que permite o ingresso à essa instituição seja muito concorrido. 

As inscrições para a próxima edição do vestibular ainda não estão abertas, mas o período para solicitação da isenção das taxas de inscrição já começou.

O artigo de hoje trouxe um resumo completo com essa e outras informações sobre o Vestibular Unicamp 2024. Vamos conferir!

Vestibular Unicamp 2024: inscrições e taxa de inscrição

As inscrições para a próxima edição do vestibular da Unicamp poderão ser realizadas entre os dias 31 de julho e 31 de agosto de 2023.

Os estudantes que quiserem se inscrever na prova deverão pagar uma taxa de inscrição de R$192,00. Porém, a Comvest, organização responsável pelo vestibular, oferece também a possibilidade de solicitar isenção da taxa de inscrição.

Os pedidos de isenção poderão ser enviados pelos candidatos até o dia 5 de junho. A Comvest irá divulgar a lista com os nomes dos contemplados no dia 28 de julho de 2023.

Neste período, poderão ser solicitadas as isenções para o Vestibular Unicamp 2024 e também para o processo seletivo ENEM-Unicamp 2024.

Todos os pedidos deverão ser realizados exclusivamente de forma online por meio do preenchimento do formulário disponível no site do Vestibular Unicamp 2024.

No momento do preenchimento dos dados pessoais, os candidatos deverão também todos os documentos exigidos para a comprovação dos critérios. As informações sobre os documentos necessários podem ser encontradas no edital do vestibular.

É importante lembrar que os candidatos contemplados com o benefício não estarão automaticamente inscritos no Vestibular 2024 ou no processo seletivo ENEM-Unicamp 2024. Dessa forma, será necessário realizar a própria inscrição depois de receber a isenção.

Vestibular Unicamp 2024: quem pode solicitar a isenção?

De acordo com as informações divulgadas pela Comvest, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que se encaixaram em uma das seguintes modalidades:

  • Modalidade 1: candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador) que estudam em escolas públicas;
  • Modalidade 2: funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • Modalidade 3: estudantes que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental);
  • Modalidade 4: candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas.

Na edição 2024 do vestibular, serão oferecidas 6.680 isenções para modalidade 1, um número ilimitado de isenções para as modalidades 2 e 3, e 150 isenções para a modalidade 4.

Além disso, a Comvest destaca também que existe um pré-requisito para receber a isenção: já ter concluído ou concluir em 2023 o ensino médio. Dessa forma, os candidatos considerados “treineiros”, ou seja, que ainda não concluíram o ensino médio ou não estão no último ano do mesmo, não poderão solicitar o benefício.

Vestibular Unicamp 2024: principais datas

O vestibular da Unicamp é tradicionalmente dividido em duas fases. A prova da primeira fase do vestibular da Unicamp 2024 será aplicada no dia 29 de outubro. A segunda fase do vestibular, por sua vez, deverá ser aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023.

O curso de Música requer provas de habilidades específicas e essas serão marcadas para os meses de setembro e outubro. Os outros cursos que também requerem provas de habilidades específicas, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, terão provas aplicadas entre 7 e 9 de dezembro.

Como pudemos perceber, a edição 2024 do vestibular da Unicamp terá a aplicação de todas as suas provas até o final do ano de 2023.