Normalmente, a consulta à restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) costuma ser disponibilizada uma semana antes da liberação do valor. Sendo assim, considerando que o novo lote será pago no dia 31 de agosto, a expectativa é que as consultas sejam liberadas nesta semana.
Em 2022, o índice de contribuição foi um dos maiores com relação aos últimos anos, sendo a restituição paga a 61% dos contribuintes. Desses, 10 milhões de pessoas ainda aguardam a devolução do Imposto de Renda.
Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deverá realizar os seguintes passos:
Também é possível realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal (disponível para Android e iOS).
A liberação da restituição do IRPF acontece conforme o seguinte cronograma:
Os pagamentos são realizados diretamente na conta bancária do contribuinte, informada na declaração do Imposto de Renda. A novidade é que este ano os repasses podem ser realizados via Pix. Porém, nesta categoria o crédito só será enviado caso a chave Pix seja igual ao CPF do titular da declaração.
Vale ressaltar que, caso o crédito não seja realizado por algum motivo, a quantia ficará para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, será necessário reagendar a devolução dos valores. Basta acessar o portal BB ou entrar em contato com a central de atendimento da instituição, nos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, para pessoas com deficiência.