Dicas Incríveis

Como fazer iogurte caseiro barato

Quer aprender a fazer um iogurte caseiro barato, simples e fácil? Então continue acompanhando nosso artigo para conferir essa receita deliciosa e aproveite todos os benefícios dessa maravilha!

A saber, você só vai usar 2 ingredientes, o que torna tudo realmente muito mais interessante, já que é perfeito para quem não tem muito tempo para preparar, mas ama um bom iogurte caseiro!

Porém, antes de começar, acenda o forno em temperatura alta e desligue após 15 minutos, para deixá-lo pré-aquecido!

Iogurte caseiro barato — Reprodução Canva

Ingredientes para o preparo do seu iogurte caseiro barato

Até dá para fazer o seu iogurte com leite desnatado, mas, a consistência e o sabor do iogurte feito com o leite integral é bem melhor! E, além disso, ele vai ficar muito mais saboroso!

Para o preparo, você vai precisar de:

  1. 1 litro de leite integral (ou desnatado) em temperatura ambiente;
  2. 1 copo de iogurte natural (170g) em temperatura ambiente.

Modo de preparo do seu iogurte caseiro

Logo após, amorne o leite, misturando para que não forme nata. Transfira esse leite morno para outra vasilha que tenha tampa e, preferencialmente, que retenha o calor por mais tempo.

Quando o leite chegar a uma temperatura de aproximadamente 45°C, já estará no ponto certo para seguir em frente com o próximo procedimento. Mas, caso você não tenha um termômetro culinário, mergulhe a ponta do seu dedo, desde que esteja bem limpo, por 10 segundos no leite. Se você suportar bem a temperatura, é porque já está na temperatura ideal.

Coloque o seu iogurte natural em uma vasilha para começar o processo de temperagem. Despeje uma concha do leite morno nesse iogurte, misture bem, devolva tudo ao restante do leite e misture mais um pouquinho.

Tampe a vasilha para que o iogurte fique bem abafado e quentinho, pois é essa temperatura que vai fazer todo o processo de fermentação para que o produto fique bem gostoso e numa consistência bem bacana!

Logo após, enrole a vasilha com um pano (que pode ser uma toalha de mesa ou até mesmo um pano de prato bem grande) de forma que fique totalmente coberto e protegido. Após, leve  para o forno (desligado) que ainda vai estar bem quentinho e deixe de 8 a 12h descansando.

Passado esse tempo, retire a toalha ou os panos de prato e leve à geladeira por 2h aproximadamente. Seu iogurte está pronto!

Rendimento e validade do iogurte caseiro

O rendimento é de 8 porções. Como você pode ver, rende bastante!

A validade é de 7 a 10 dias, pois não contém conservantes e nenhum aditivo químico. Apesar de que, por ser tão saboroso, com certeza não vai durar tanto tempo assim! Muito antes dos 7 dias já terá acabado todo seu iogurte caseiro.

Reserve o equivalente a 1 copo de iogurte (170g) para que você possa preparar a próxima leva do produto. Sendo assim, você pode repetir esse processo por até 3 vezes, pois, a partir da quarta vez, o ideal é que você compre outro copo de iogurte no supermercado. 

Mantenha o iogurte refrigerado depois de pronto. 

Você pode transferir o seu iogurte para vidrinhos menores com tampa ou deixar na mesma vasilha em que fez o seu iogurte caseiro e barato.

Você pode saborizar o seu iogurte com mel, geleias de frutas naturais, gelatina diluída em um pouquinho de água ou colocar um pouco de suco em pó a gosto. Assim, mexa bastante até dissolver todo o pozinho. Essa última opção, apesar de não ser saudável, fica bem saborosa.

Para que seu iogurte fique mais grossinho, você ainda pode adicionar um pouco de leite em pó. Pode, também, fazer com leite diretamente da vaca ou com o leite de saquinho.

Iogurte Grego

Para você ter o iogurte grego, deve seguir os passos acima para fazer o seu iogurte caseiro com os 2 ingredientes. A seguir, retire todo o soro desse iogurte com um pano bem limpo, uma peneira e uma tigela. Despeje o iogurte no pano com a peneira e deixe na geladeira por 8h para escorrer todo o soro e, assim, você terá seu iogurte grego.

Benefícios do iogurte caseiro

São muitos os benefícios do seu iogurte natural caseiro. Como exemplos, podemos citar:

  • Contribui para regulação do intestino e seu adequado funcionamento;
  • Melhora o sistema de imunidade, pois ele possui bactérias benéficas para defesa de nosso organismo;
  • Auxilia no controle da pressão arterial e faz parte da dieta dash para hipertensos;
  • Auxilia na prevenção de doença dos intestinos, como colite ulcerativa;
  • Ótima fonte Cálcio, muito importante para os ossos, os dentes, contração muscular e o sistema nervoso;
  • Boa fonte de proteínas, vitaminas do Complexo B, Fósforo, Potássio, Magnésio, Carboidrato e gordura.

Uma dica bastante útil, é que você faça seu iogurte à noite, pois, pela manhã, você terá um iogurte delicioso para acompanhar o café da manhã.