O ramo de TI nunca esteve tão amplo quanto nos dias atuais! Ainda mais depois da revolução informacional que possibilitou o acesso à internet para a maioria da população mundial. Com isso, investir em franquias de tecnologia se tornou a nova tendência do mercado financeiro, o que levou a um aumento de 200%, em apenas 10 anos, na abertura de novas empresas!
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o nosso país já vem ocupando lugar no TOP 10 do ranking mundial de tecnologia da informação. Assim, o Brasil segue como um território ainda mais perfeito para realizar esse tipo de empreendimento, ocupando o primeiro lugar da América Latina.
O mundo digital, então, foi um dos fatores mais determinantes para que o ramo obtivesse um crescimento tão acelerado nos últimos tempos. A pandemia, por sua vez, terminou de intensificar o modo de viver virtualmente e investir em franquias de tecnologia passou a ser a única via possível.
No atual momento, mesmo com a flexibilização do isolamento social, a era digital permanece e mantém suas boas perspectivas no mundo das finanças. O Brasil, por exemplo, já teve um crescimento de cerca de 23% no ano passado pelo mercado de software, com um total de R$ 200 bilhões investidos em marcas franqueadas.
Geralmente, os franqueados já possuem algum tipo de especialidade relacionada com a área de TI, o que termina por facilitar a dinâmica e o crescimento do negócio. Assim, juntamente com o suporte da marca, ao investir em franquias de tecnologia, o empreendedor acaba por pular algumas etapas.
Desse modo, se torna praticamente impossível estabelecer um negócio completamente do zero. Afinal, já no início, os sistemas de operação avançariam o desenvolvimento da empresa. Com isso, o prazo de retorno do capital investido fica diminuído, conferindo uma vantagem significativa para o ramo.
Os avanços científicos acabaram retrocedendo em apenas pouquíssimos momentos da história do capitalismo, de modo que as invenções e os novos sistemas sempre mantiveram uma tendência de permanecer. Ainda, o que é substituído, normalmente dá lugar para algo com fundamentos teóricos semelhantes.
Dessa maneira, investir em franquias de tecnologia surge como uma vantagem dentro do mercado, pois a probabilidade de prejuízos e falência se mostra simplesmente irrisória. Somente no ano de 2021, inclusive, ocorreu um crescimento da área em mais de 10% apenas no setor de franchising.
A lógica é muito simples: normalmente as empresas acompanham esses avanços tecnológicos e buscam rapidamente implementar no seu próprio negócio. Com isso, como as franquias possuem especialistas, o mais comum é que o novo seja sinônimo de facilidade, tornando o funcionamento mais promissor.
Outro ponto interessante, é a necessidade de um capital inicial mínimo para se tornar um franqueado, pois esse valor costuma ser baixo. Isso ocorre, principalmente, por conta do baixo nível estrutural que é preciso para iniciar o trabalho.
Logo, podemos afirmar que a maioria das franquias de tecnologia atuam no modelo home based ou home office, possibilitando uma organização própria. No caso, um computador e um celular são os únicos equipamentos necessários para começar a produzir, sendo o pré-requisito mais importante.
Ainda, esse ramo não conta com a necessidade de estoque de produtos, o que já diminui taxas que poderiam ser cobradas, como a tarifa de renovação dessas mercadorias. Com isso, o ramo abre espaço para os pequenos investidores e possibilita o acesso ao setor pelos mesmos.
Como, via de regra, a franqueadora é composta por profissionais especialistas, o treinamento e o suporte devem ser oferecidos constantemente para que o novo empreendedor mantenha a reputação da marca. Assim, mesmo que exista dificuldades, construir um bom grau de empenho é quase inevitável.
Desse modo, ao investir em franquias de tecnologia, é preciso ter atenção, no entanto, é muito simples se adaptar à dinâmica de funcionamento. Como o treinador realiza o assessoramento, as questões são sempre sanadas de modo paciente e estimulante.
Ainda, dentre outros suportes, temos: assessoramento jurídico e tributário, capacitação profissional, auxílio com a aplicação das estratégias da empresa, consultorias sobre o negócio, manutenção de ferramentas necessárias. Assim, esse tópico se mostrou como um fator extremamente vantajoso e instigante.
Por fim, hoje você aprendeu sobre investir em franquia de tecnologia, um ramo que se mostra muito promissor e com crescimento importante no mercado! Assim, não pense duas vezes ao começar sua atuação na área. Afinal, essa com certeza é uma garantia de sucesso e lucro em sua caminhada no mundo do empreendedorismo!