Empreendedorismo

Investimentos – Nem todo retorno é tangível

Gestão das áreas administrativas

As questões que envolvem investimentos em uma atividade empresarial são muitas. Sendo assim, abrangem vários conceitos tangíveis e intangíveis à gestão.

No entanto, tais conceitos nem sempre são de conhecimento do empreendedor, porém não devem ficar alheias ao seu entendimento.

Investimentos agregam à gestão

São conceitos administrativos básicos, mas que fazem uma grande diferença na gestão da empresa.

Entender o funcionamento básico das principais áreas inerentes a qualquer atividade empresarial faz diferença na hora de decidir sobre o futuro do negócio. Tal como complementam uma gestão participativa.

Compreender como são compostas as áreas de marketing, finanças, logística, por exemplo.

Essa compreensão agrega ao planejamento estratégico, ao passo que auxilia, na definição do centro de custo de cada departamento, bem como nos investimentos.

Ações de divulgação envolvem custos que nem sempre são básicos. Assim sendo, isso depende da complexidade e do alvo ao qual se deseja atingir.

Ações administrativas e retornos dos investimentos

Por exemplo, contratar um influenciador digital, demanda um investimento maior do que outras ações de marketing digital. Porém, o ROI (Retorno sobre o investimento) também será maior.

Contratar uma transportadora para envio das mercadorias vendidas custa um pouco mais do que o envio através dos Correios. Porém, o cliente se sente mais seguro em adquirir seus produtos.

Sendo assim, o cliente entende a preocupação da empresa em relação à sua satisfação.

Retorno Intangível do Investimento

Esse retorno não é exatamente monetário, porém é uma maneira de fidelizar o cliente, garantindo uma demanda mais concreta de venda.

Trabalhar com materiais de qualidade, revenda de produtos conceituados e/ou mão de obra especializada, por exemplo.

Custos e Qualidade

Pode até ser sinônimo de custos razoavelmente elevados, mas principalmente é sinônimo de qualidade. Visto que qualidade é algo que os consumidores prezam, esse investimento agrega confiança à sua marca como uma das primeiras opções no seu ramo de atuação.

Muitos investimentos resultam de forma intangível à sua empresa. Todavia, esses resultados fazem com que a empresa tenha cada vez mais visibilidade.