O mercado de investimentos pode ser muito importante para quem busca elevar a sua rentabilidade para além da poupança, entretanto, para esse objetivo é necessário que tenha cuidado para não ser vítima de golpes.
O crescimento do mercado de investimentos é amplo e tem muitas fontes, já que diversas ações governamentais foram feitas para popularizar o acesso dos investimentos de forma abrangente.
Sendo assim, é possível elevar a sua rentabilidade e diversificar suas opções além da poupança. Contudo, é necessário que tenha atenção ao mercado para entender a economia e sua volatilidade.
O investidor precisa entender como a volatilidade da economia impacta o mercado, as empresas e, por conseguinte, os investimentos de forma geral. Dessa forma, poderá desconfiar naturalmente de promessas muito fora da realidade do mercado.
É aconselhável que desconfie de ofertas de riqueza rápida, principalmente, quando o retorno é garantido com uma porcentagem muito elevada. Muitos “esquemas de pirâmide” fazem uso dessa tática para atrair novos investidores.
Além disso, busque informações em plataformas confiáveis e oficiais, como o site da Bolsa de Valores do Brasil (B3) e o Banco Central do Brasil (BCB), por exemplo. Além disso, outras instituições financeiras também são importantes fontes de informações para o novo investidor, como o Nubank, Banco Inter, Itaú, Bradesco, Santander etc.
É viável consultar uma corretora de valores que seja idônea no mercado, ou converse diretamente com o gerente do seu banco para obter informações sobre as melhores opções de investimentos dentro do seu perfil.
De forma geral, especialistas aconselham que o novo investidor nunca deve investir todo o valor que possui em uma única opção e deve diversificar o máximo possível. Sendo assim, esse é um ponto de atenção para minimizar os riscos de perdas.
Se atualizar quanto ao mercado é fundamental para entender os investimentos por diversos aspectos. Pois, dessa forma, poderá lidar melhor com essa volatilidade e entender quais são os melhores momentos para investir em determinadas opções.
Por fim, não deixe de realizar um processo planejado e considerar suas particularidades. Independentemente das opções oferecidas pelo mercado, elas devem contemplar sua objetividade de viabilizar uma reserva de emergência, realizar um plano de aposentadoria ou alcançar um objetivo específico em curto prazo, por exemplo.