Investimentos precisam ser calculados e O ROI (Returno On Investment) significa Retorno Sobre Investimento. Sendo assim, é um indicador financeiro para a empresa.
Através do ROI é possível saber se a empresa ganha ou perde em cada investimento.
O ROI é uma ferramenta importante dentro do marketing digital, pois as ações de marketing são diferentes entre si, e cada uma delas requer um tipo diferente de investimento.
Nas campanhas de marketing o ROI traz métricas sobre quais estratégias são necessárias para cada objetivo. Seja gerar leads, reter clientes, aumentar as vendas, enfim.
A otimização dos processos que estão em andamento também é um benefício que a marca ganha ao calcular o ROI. Assim sendo, O ROI pode ser calculado o investimento por subárea do Marketing, como:
Cada demanda dessas pode ter um caçulo de ROI, uma vez que todas essas ações precisam de investimentos.
Existe uma fórmula simples para calcular o ROI.
A fórmula é essa:
Essa fórmula é abrangente e pode usar para analisar o ROI de toda a empresa, ou ainda de forma individual por projeto.
O resultado em percentual facilita o comparativo entre o ROI de cada ação, facilitando a escolha de novas estratégias. Assim poderá analisar cada investimento.
Você encontra na internet calculadoras online para gerar o ROI de acordo com a sua necessidade.
O ROI dentro do marketing digital é de extrema importância, pois saber o retorno de cada investimento é uma forma de entender se a ação foi escolhida de forma correta.
Mais que uma métrica, o ROI é uma análise quantitativa sobre a eficiência das suas ações de marketing digital.