Para aqueles que consideram um empreendimento no setor de lojas de conveniência, a BR Mania é uma oportunidade viável de franquia. Descubra como lançar sua própria franquia de marca no local onde você mora. Este é o assunto do artigo de hoje.
A franquia atua no setor de fast food, que deve gerar mais de R$ 40 bilhões em receita até 2023.
Você provavelmente já se deparou com uma loja de conveniência BR Mania em alguma loja da Petrobras. No entanto, nem todo mundo está familiarizado com o funcionamento interno da empresa, então vamos explicar como ela funciona.
Com 1.132 pontos em todo o país, a BR Mania é a 13ª maior franquia do Brasil.
Assim, a rede oferece uma experiência de loja de conveniência com serviço completo, desde produtos de panificação até entrega de comida, sanduíches e saladas, com café como um bônus adicional.
Sendo assim, a rede oferece uma grande variedade de produtos, com um número total superior a 150 produtos. Dito de outra forma, trata-se de um negócio voltado para o fast food, ofertando serviços para os motoristas que passam.
Portanto, os clientes serão atraídos para sua empresa. Enquanto isso, os proprietários que desejam entrar na indústria de alimentos descobrirão que é um empreendimento lucrativo.
Primeiro, você precisa ser vendedor de posto da Petrobras ou ter contrato comercial que permita a exploração do posto para abrir uma unidade.
Além disso, o franqueador avalia os antecedentes e as qualificações do futuro franqueado. Afinal, ela está procurando pessoas que possam dar toda a atenção e, idealmente, ter algum conhecimento relevante.
Da mesma forma, uma das primeiras coisas que o empresário deve fazer é revisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) da empresa franqueada.
Os custos previstos de instalação da unidade, os direitos e responsabilidades de cada parte e os serviços de suporte da organização franqueadora estão descritos neste documento.
Da mesma forma que os custos periódicos, como taxas de royalties e orçamentos de publicidade, são inclusos no COF. Então, quando todas as peças móveis se encaixam e um local apropriado é escolhido, a construção para imbuir o espaço com a identidade da marca pode começar.
O franqueado ajuda com o projeto arquitetônico do novo prédio. Além disso, a empresa está planejando maneiras de simplificar as operações regulares para maior eficiência.
As sessões de treinamento são realizadas após a assinatura do contrato de franquia para ajudar o franqueado a aprender os meandros da administração do negócio. Inclusive, os treinamentos darão ao empresário dicas sobre atendimento ao cliente, criação de cardápios e manutenção em geral.
Além disso, o franqueado recebe orientação de marketing e a oportunidade de utilizar a assistência da empresa franqueadora na criação de materiais promocionais.
Como você pode ver, é muito mais fácil do que começar um negócio do zero. Por quê? Porque discutiremos um modelo de franquia que tem alguns benefícios. Depois de instalar tudo, o empresário abre as portas.
O modelo de franquia é benéfico, especialmente para empresários inexperientes. Afinal de contas, este modelo é mais fácil de implementar porque está estruturado em torno de um procedimento padrão. Logo, o que abre as portas a um retorno mais rápido.
Começar um negócio com uma marca conhecida e uma abordagem metódica reduz a ansiedade frequentemente associada à aventura em território desconhecido. É porque o empresário consegue atrair clientes de maneira mais eficaz logo após a abertura.
O modelo de franquia é atraente da mesma forma, porque o proprietário da empresa sabe exatamente quanto capital colocar na empresa. Sendo assim, os custos são menos previsíveis no início de um negócio, tornando o processo muito mais cheio de incertezas.
A franquia é vantajosa porque o franqueado se beneficia dos amplos recursos do franqueador. Aliás, eles ajudam na implementação do negócio em vários estágios cruciais. Ajuda a determinar onde a unidade deve ser colocada, por exemplo.
Os franqueados podem aproveitar os programas de treinamento do franqueador para se familiarizar com as operações do negócio, melhorar suas habilidades de atendimento ao cliente e aprimorar suas técnicas de marketing.
Ao mesmo tempo, a franqueadora orienta sobre questões gerenciais, jurídicas e administrativas. Esses pilares são vitais para o sucesso da empresa.
Por fim, o modelo de franquia traz muitos benefícios devido à organização, força da marca e recursos disponíveis para os franqueados.
O negócio melhora ainda mais para o empresário se ele colocar seu dinheiro em um mercado seguro como o da indústria alimentícia. Além do nicho de lojas de conveniência, a BR Mania também possui diversos outros nichos em que atua.