A inteligência emocional pode ser aplicada pelo profissional em seu dia a dia na empresa. Todavia ela garante ao trabalhador uma série de benefícios, como o aprimoramento nas relações com os colegas e chefes, melhora o trabalho em equipe, além de garantir uma maior calma e eficiência.
Em si, a inteligência está ligada não apenas a aquisição de conhecimento, mas também no controle de suas emoções. Dessa maneira, é possível utilizá-la para a conquista de seus objetivos profissionais, através da mudança de hábitos e comportamentos.
No âmbito do ambiente organizacional, a inteligência emocional deve ser valorizada, visto que ela auxilia no desenvolvimento profissional de todos os colaboradores da organização. De fato, ela vem sendo cada vez mais discutida em meios acadêmicos e entre gestores empresariais.
Vale ressaltar que o trabalhador que não consegue administrar bem seus sentimentos, acaba por apresentar resultados negativos, acerca de suas tarefas diárias. Dessa maneira, para melhorar a produtividade no ambiente corporativo, as empresas estão apostando cada vez mais na inteligência emocional , assegurando a sua importância.
A inteligência emocional é considerada uma competência comportamental. Através dela, o trabalhador consegue reconhecer, avaliar e exercer uma influência em seus próprios sentimentos e emoções e a dos outros. Desta forma, há um aprimoramento das relações profissionais.
O conceito foi criado por Peter Salovey e John Mayer em um livro chamado Emotional Intelligence, lançado no ano de 1990. De acordo com eles, a inteligência emocional é a habilidade de monitorar os próprios sentimentos e emoções, de forma a guiar seus pensamentos e ações.
Quem possui esta competência tem facilidade em identificar sentimentos a partir de falas, expressões e gestos. Além disso, consegue-se utilizar as mais variadas emoções para se comunicar de uma forma clara. Há um maior entendimento sobre os sentimentos, auxiliando na administração de suas próprias emoções e a de outras pessoas.
São vários os benefícios da inteligência emocional no ambiente profissional. Podemos destacar a comunicação mais efetiva, facilidade de se trabalhar em equipe, resolução de conflitos, melhora no engajamento dos colaboradores, controle maior do estresse e da ansiedade, etc.
É importante que se conheça primeiramente os seus próprios sentimentos antes de começar a observar as emoções de outras pessoas. Uma boa dica é parar um pouco entre as atividades do dia, fechar os olhos, respirar fundo e procurar reconhecer quais são suas emoções num determinado momento.
Ao iniciar seu caminho na busca de um reconhecimento sobre suas emoções, você poderá esbarrar em sentimentos negativos na sua rotina de trabalho. Em síntese, é preciso entender quais são as suas causas, procurando observar como elas influenciam no seu dia a dia como profissional.
Manter a calma e ter auto controle possibilita ao profissional uma melhora na sua comunicação com os outros colaboradores e gestores da empresa. Procure uma definição sobre quais emoções são importantes no ambiente corporativo. Você pode ser calmo, seguro, otimista e ter foco, por exemplo.
Ser positivo em todas as suas ações no trabalho pode ser bastante benéfico para você e para a empresa. É uma forma de gerar um bem estar e uma maior felicidade no seu dia a dia. Deve-se semear a alegria, satisfação, gratidão e o entusiasmo. Dessa maneira você fica mais motivado e engajado com a organização.
Através da empatia você se coloca no lugar de outras pessoas, o que possibilita o reconhecimento de suas emoções e sentimentos. Aliás, é uma maneira de entender seu ponto de vista. Você saberá como agir em determinadas situações, aprimorando as suas relações interpessoais e ficar mais motivado para seu trabalho.
É necessário ouvir as outras pessoas com atenção. Dessa maneira você compreende suas emoções e sentimentos. Também é necessário a observação de seus comportamentos. Ser um bom ouvinte traz uma série de vantagens em sua atuação no ambiente profissional.
Ao desenvolver esta habilidade, você consegue administrar as suas emoções e as de outras pessoas. Ao coordenar os sentimentos em uma conversa, há uma maior chance de conduzi-la a favor da organização onde trabalha. Em conclusão, pode-se utilizar uma série de argumentos a fim de convencer clientes e colegas de trabalho.