Você já parou para pensar em como a inteligência emocional afeta seu desempenho no trabalho? Quais os impactos dela em nosso dia a dia?
Ao longo deste conteúdo nós responderemos, brevemente, esses questionamentos. Esperamos contribuir para a sua reflexão pessoal. Vamos lá?
A inteligência emocional afeta seu desempenho no trabalho em diversas circunstâncias. Desde questões mais simples, como a sua forma de lidar com o seu próprio estresse, quanto com questões mais intensas, como no caso de um conflito com o chefe.
O fato é que nós, seres humanos, somos sociais e, ao mesmo tempo, emocionais. Saber fazer uma combinação entre as nossas relações e as nossas emoções no trabalho não é a tarefa mais fácil do mundo.
Assim sendo, veja agora como a inteligência emocional afeta seu desempenho no trabalho e comece a dar mais atenção a essa habilidade:
Quantas vezes você teve a sensação de que perdeu o controle quando um imprevisto apareceu? Quantas vezes você se sentiu “perdido” diante de um acontecimento inesperado? Pois é…
É claro que, em algumas circunstâncias, é natural nos sentirmos assim. Mas, quando essas sensações se tornam recorrentes, torna-se algo inviável. Afinal, como desempenhar bem o trabalho se os imprevistos são sempre uma fonte inesgotável de desgaste?
Com a inteligência emocional, portanto, você consegue lidar melhor com o que sente diante desses desafios, agindo de uma maneira mais equilibrada.
Sabemos que somos seres inteiros, ou seja, não podemos separar o profissional do pessoal completamente. Sempre há um resquício das emoções pessoais no trabalho, e vice-versa.
Porém, com a inteligência emocional aflorada você tende a separar melhor os dois âmbitos da sua vida.
A autoconfiança tem uma relação direta com a nossa capacidade de desenvolver a nossa inteligência emocional. Ao mesmo tempo, é por meio dessa confiança em nós mesmos que podemos buscar soluções pertinentes para os “problemas” que surgem.
As relações interpessoais são repletas de emoções. Quando deixamos as emoções falarem mais alto dentro dos relacionamentos, corremos o risco de atuar de maneira errônea e, em alguns casos, injusta.
Assim, a inteligência emocional afeta seu desempenho no trabalho a partir do momento em que ela se envolve com a relação que você tem com seus colegas.
O nosso trabalho está presente em nossas vidas na maior parte dos dias. Por isso, estamos o tempo todo envolvidos com alguma emoção enquanto trabalhamos – mesmo quando essa emoção é voltada à indiferença.
Desse modo, aprender a decifrar as emoções, olhar mais racionalmente e pensar melhor sobre o que se sente são ações importantes para o desempenho no seu trabalho. Pense nisso e comece a dar mais atenção à sua inteligência emocional no trabalho a partir de hoje.