Inteligência artificial: Carrefour aposta em tecnologia e anuncia loja sem atendentes humanos - Notícias Concursos

Inteligência artificial: Carrefour aposta em tecnologia e anuncia loja sem atendentes humanos

Imagem: Reprodução

O Carrefour anunciou nesta semana a inauguração de duas lojas sem atendentes humanos. A empresa é a primeira grande rede varejista a apostar nesse modelo cujo funcionamento já está acontecendo em diversos pontos da capital de São Paulo.

Segundo especialistas, o caixa é um dos principais problemas dos consumidores, seguido da demora no atendimento e o tempo perdido nas filas. Todos esses fatores servem como um sinal para a mudança, pois não agregam nenhum valor para as empresas.

Embora o processo ainda esteja em fase de testes, tudo indica que num futuro próximo todas as demais empresas não só no Brasil, mas em todo o mundo, vão a aderir a esse novo modelo tecnológico de consumo.

Os objetivos do Carrefour e a preocupação com a segurança

Imagem: Reprodução

Em meio a polêmicas em relação à segurança das lojas, o Carrefour aposta em pontos de compra autônomos equipadas com ferramentas de segurança digital visando diminuir as chances de fraudes.

A novidade possui três principais objetivos:

  • tonar a companhia mais próxima ao cliente
  • entregar mais conforto, segurança e comodidade
  • oferecer uma experiência de consumo sofisticada

A identificação do cliente e o controle de entrada e saída da loja são realizados por meio do aplicativo “Meu Carrefour”. A varejista aposta na confiança dos clientes por meio da tecnologia artificial.

Como funciona a experiência de compra sem atendentes humanos no Carrefour?

Imagem: Reprodução

Para realizar compras nas lojas autônomas, o cliente precisa baixar e criar uma conta no aplicativo “Meu Carrefour”.

Com o aplicativo instalado no celular, basta acessar a opção “Scan & Go” e aproximar o QR code que é exibido da catraca do estabelecimento. Para aparecer no carrinho virtual, os produtos escolhidos precisam ser escaneados pelo celular.

Outro ponto interessante é a possibilidade de visualizar em tempo real o valor da compra realizada. O pagamento é feito com cartão de crédito e antes de sair do local é necessário também utilizar um QR code para liberação da porta.

O Carrefour está na frente das outras empresas?

Imagem: Reprodução

Segundo o diretor de inovação do Carrefour, Luiz Rufino, a transformação digital tem sido um dos pilares da companhia. O ponto central é trazer por meio das novas tecnologias mais fluidez, conforto e sofisticação, criando uma relação mais próxima com os clientes.

O fato é que embora a tecnologia consiga agregar valor, não é possível afirmar com todas as letras quais serão as consequências desse processo.

A inteligência artificial ainda é um ponto sobre o qual muitas empresas aqui no Brasil observam com bastante cautela. Existe receio por parte de alguns varejistas, pois o segmento é muito recente.

A estratégia baseada no progresso tecnológico é ainda o ponto para o qual nem todos estão preparados.

As transformações causadas por todas essas novas maneiras de consumir e o impacto gerado pelo novo modelo são as grandes tendências do mundo atual.

Ainda segundo o diretor, um país com as dimensões do Brasil traz grandes desafios no quesito inovação, mas afirma que toda a estrutura foi devidamente preparada para funcionar da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?