O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal prorrogou até sexta-feira, 24 de maio, as inscrições do edital para preenchimento de nada menos que 2.420 vagas para profissionais da área da Saúde. De acordo com o edital publicado, haverá formação de cadastro reserva, visando contratação conforme necessidade.
Segundo o órgão, no primeiro dia da prorrogação das inscrições, as inscrições já se aproximam de 40 mil. No dia 20 de maio, o quantitativo era 36.408 candidatos.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, reforçou que as contratações são mais uma ação que permitirá ampliar o acesso da população aos serviços de saúde no DF. “Temos o contrato de gestão firmado entre a Secretaria de Saúde e o Iges-DF e, em cima dessa capacidade de gestão, estamos trabalhando para atender à população da melhor maneira possível, com eficiência e segurança”, disse.
“Após essa contratação, nós vamos dar a resposta que população precisa, que é oferecer serviço de qualidade e atendimento humanizado. Não adianta ter equipamentos e não ter pessoal. Por isso, agir de maneira rápida é uma determinação do governador Ibaneis Rocha”, disse o diretor presidente do Instituto, Francisco Araújo.
Araújo destacou que os serviços estavam completamente desestruturados, a exemplo das seis UPAs, que estão desabilitadas para receber recursos do Ministério da Saúde. “Nosso foco é na gestão, principalmente, em três aspectos, que são a infraestrutura, o abastecimento e a contratação de pessoal para compor os serviços”, complementou.
As contratações serão feitas pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo que a prioridade será para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A meta é convocar, ainda em maio, os profissionais para o Hospital de Base.
A seleção
As oportunidades são destinadas ao Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Base e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), serão 1.190 vagas, sendo 280 para técnico de enfermagem, 190 para enfermeiro e 127 para médico plantonista.
Para o Hospital de Base, são 701 vagas. Desse quantitativo, 255 serão oferecidas para o cargo de técnico em enfermagem. O restante das vagas serão distribuídas para enfermeiro (55) e clínico médico (36).
Já para as UPAs, são 529 oportunidades, sendo o maior volume para técnico de enfermagem (152), enfermeiro (76) e médico plantonista (53).
Contratações a partir do mês de junho
De acordo com informações do Instituto, a partir do mês de junho devem admitidos os profissionais atuar nas UPAs e no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a depender da assinatura do contrato de gestão com a Secretaria de Saúde do DF, quando a administração dessas sete unidades será completamente transferida para o Iges-DF.
Inscrições e etapas
O prazo de inscrição é curto. De acordo com o edital, os interessados em concorrer a uma das vagas podem se inscrever até sexta-feira, 24 de maio, no site do instituto.
Os profissionais serão selecionados por:
- Recrutamento de candidatos;
- Avaliações de natureza técnica (que podem ser feitas através de avaliações específicas de conhecimento); e
- Avaliações de competências comportamentais.
As etapas serão realizadas respeitando o perfil do cargo em questão.