Educação

Instituições se unem para doar equipamentos a estudantes sem condições financeiras

Uma pesquisa realizada pelo IBGE e demonstrou que 4,3 milhões de estudantes brasileiros, cerca 95,9% deles matriculados na rede pública de ensino, não acessaram a internet em 2019. 

Esse estudo demonstra o tamanho da desigualdade social presente no Brasil, assim como o impacto da pandemia na educação, ficando evidente a urgência em promover a inclusão digital aos alunos. 

Para Rosely Machado, diretora educacional da Fundação José Carvalho, os estados nordestinos sofrem demais com a defasagem na educação, sobretudo quando se trata de tecnologia educacional.

“As dificuldades educacionais, que já eram imensas na região Nordeste, tomaram uma dimensão ainda maior depois da pandemia. Isso nos deu a oportunidade de potencializar os usos das tecnologias e novas formas de ensino dentro da rede, por isso é fundamental promover a inclusão digital”, diz ela.

Esse cenário devastador influenciou a instituição a criar o Projeto Zé Conecta, que, por meio de parcerias com a iniciativa privada, leva tablets, computadores, notebooks e conexão à internet aos estudantes e professores da entidade.

A primeira fase do projeto busca atender 600 estudantes da Fundação que não possuem nenhum equipamento com acesso à internet e ainda recebem suas tarefas em materiais impressos. 

O projeto foi lançado em Pojuca, na Bahia, na sede da Fundação José Carvalho, quando representantes do Banco BTG Pactual anunciaram a doação de 140 equipamentos e outras parcerias. 

O Banco XP, juntamente com a Ápice Investimentos, também anunciou nesta primeira fase a doação de mais 100 equipamentos.

Parcerias para promoção da inclusão digital

A sócia da Ápice Investimentos, Fernanda Azevedo, conta suas impressões sobre o projeto.

“Na visita que fizemos, foi notório o cuidado da Fundação com a qualidade do ensino, com a continuidade do processo educativo desde o Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Médio. Na Bahia, a Ápice Investimentos, já fez algumas ações assistencialistas, mas nunca de forma profunda, construindo juntos algo que pode trazer muitos benefícios para essa região”, comenta a empresária.

O CEO do Banco XP, José Berenguer, acredita que a contribuição com o projeto demonstra o engajamento da XP às causas ESG. “O Banco XP quer mudar o mercado bancário não só no jeito de fazer negócio, mas causar impacto na sociedade, e é por isso que estamos apenas iniciando nossa parceria”, coloca o executivo.

E então, gostou da matéria sobre inclusão digital? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial: Caixa libera saque para nascidos em setembro